Psicologia da Educação
Nos
documentários exibidos através dos links
abaixo podemos perceber um avanço significativo da Psicologia
como área de estudo para ciência. Grandes pensadores do passado, cada um com
sua teoria a frente os demais, participaram de forma essencial neste processo
evolutivo da ciência que estuda a mente.
Grandes
homens citados como, primeiramente Wilhelm Wundt, com a criação do 1º laboratório de Psicologia
, mencionado como o pai da psicologia moderna. A Psicologia translada em seus
tempos como A ciência da vida mental; encaixando na relação corpo e alma e o
problema do conhecimento; com a formação de diferentes correntes de pensamento.
Platão dizia que o corpo é um cárcere par a alma e a alma é distinta do corpo,
porém Aristótoles teorizava que a alma é propriedade essencial do corpo, fora
do cárcere do sentido e da existência.
O
entendimento de como está formada a mente humana, o espiritualismo; o estudo de
sue funcionamento, no funcionalismo; o estudo da conduta no condutismo; o
estudo o subconsciente no condicionamento; o funcionamento da mente, através do
funcionalismo.
De acordo com
Sigmun Freud, um dos maiores ícones entre os cientistas da mente humana, - a
conduta humana é governada por motivos e desejos. Seguindo, o condicionamento
estuda o subconsciente, a conduta reflexo de quem aprende. Na teoria do
humanismo o homem é autônomo e responsável por sua decisões.
A definição
de Psicologia seria a ciência que se encarrega dos estudos dos processos e
fenômenos mentais. Ligando isto à conduta humana, ou seja, metas, descrição,
explicação, pré decisão e modificação da conduta. Quanto à etimologia diz-se Psiqué=alma e logos=trata ciência da alma. Se pode compreender e conceitualizar a
psicologia quando se diz que ela estuda a relação ao meio ambiente e aos
processos de comunicação.
A origem da
Psicologia é pelo comportamento humano, oportunizando uma boa construção da sociedade
e estruturas de convivência. A Psicologia possui a argumentação de estudo por
métodos como as ciências sociais, ciências duras, quantitativas, qualitativas e
mista, incluindo-se ainda o método experimental.
A Psicologia
possui seus ramos assim subdivididos: biológicas, por fatores fisiológicos com
perspectivas anatômicas; clínica, com o tratamento da saúde mental; cognitiva,
com atividades mentais superiores do pensamento; do desenvolvimento, do
andamento ou evolutiva nos campos físicos, objetivos e sociais; da saúde,
laboral ou industrial e a psicologia educativa, no campo da educação. Quanto às
origens e desenvolvimento da Psicologia da Educação, há todo um processo
histórico e evolutivo neste contexto como ciência e a sua aplicação na prática.
Desde a
antiga Grécia, passando por espanhóis, ingleses, americanos e, principalmente
pensadores alemães, a inclusão da Psicologia no processo educativo é eminente e
necessária, pois todo o estudo desta ciência que estuda a mente humana condiz
com as formas de realizar um bom aprendizado, de formar bons professores para
que com a ajuda da psicologia entendam melhor seus alunos e os façam entender
melhor o conteúdos transmitidos em sala de aula.
Durante os
primeiros 30 anos do século passado a Psicologia da Educação se perfila como
ciência, com teorias, métodos e procedimentos próprios e várias áreas de
atuação.
Também a
Psicanálise aporta todo um sustento teórico sobre as etapas do desenvolvimento
inicial e suas implicações na emoção, no caráter e na segurança pessoal.
Citando mais
um trecho do vídeo, a Psicologia Humanista de Carl Rogers assinala que o homem
pode crescer até o limite de suas próprias capacidades.
A Psicologia
da Educação, ao longo de cem anos vem se definindo em seu campo de estudo e
merecendo este status de ciência.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=_aFPIknV63w
https://www.youtube.com/watch?v=zmHsmvDdMc8
https://www.youtube.com/watch?v=lNPvyg__ch4
Imagem: https://www.primecursos.com.br/nocoes-de-psicologia-da-aprendizagem/
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.