Psicologia da Educação


Nos documentários exibidos  através dos links abaixo podemos perceber um avanço significativo da Psicologia como área de estudo para ciência. Grandes pensadores do passado, cada um com sua teoria a frente os demais, participaram de forma essencial neste processo evolutivo da ciência que estuda a mente.
Grandes homens citados como, primeiramente Wilhelm Wundt,  com a criação do 1º laboratório de Psicologia , mencionado como o pai da psicologia moderna. A Psicologia translada em seus tempos como A ciência da vida mental; encaixando na relação corpo e alma e o problema do conhecimento; com a formação de diferentes correntes de pensamento. Platão dizia que o corpo é um cárcere par a alma e a alma é distinta do corpo, porém Aristótoles teorizava que a alma é propriedade essencial do corpo, fora do cárcere do sentido e da existência.
O entendimento de como está formada a mente humana, o espiritualismo; o estudo de sue funcionamento, no funcionalismo; o estudo da conduta no condutismo; o estudo o subconsciente no condicionamento; o funcionamento da mente, através do funcionalismo.
De acordo com Sigmun Freud, um dos maiores ícones entre os cientistas da mente humana, - a conduta humana é governada por motivos e desejos. Seguindo, o condicionamento estuda o subconsciente, a conduta reflexo de quem aprende. Na teoria do humanismo o homem é autônomo e responsável por sua decisões.
A definição de Psicologia seria a ciência que se encarrega dos estudos dos processos e fenômenos mentais. Ligando isto à conduta humana, ou seja, metas, descrição, explicação, pré decisão e modificação da conduta.  Quanto à etimologia diz-se Psiqué=alma e logos=trata ciência da alma. Se pode compreender e conceitualizar a psicologia quando se diz que ela estuda a relação ao meio ambiente e aos processos de comunicação.
A origem da Psicologia é pelo comportamento humano, oportunizando uma boa construção da sociedade e estruturas de convivência. A Psicologia possui a argumentação de estudo por métodos como as ciências sociais, ciências duras, quantitativas, qualitativas e mista, incluindo-se ainda o método experimental.
A Psicologia possui seus ramos assim subdivididos: biológicas, por fatores fisiológicos com perspectivas anatômicas; clínica, com o tratamento da saúde mental; cognitiva, com atividades mentais superiores do pensamento; do desenvolvimento, do andamento ou evolutiva nos campos físicos, objetivos e sociais; da saúde, laboral ou industrial e a psicologia educativa, no campo da educação. Quanto às origens e desenvolvimento da Psicologia da Educação, há todo um processo histórico e evolutivo neste contexto como ciência e a sua aplicação na prática.
Desde a antiga Grécia, passando por espanhóis, ingleses, americanos e, principalmente pensadores alemães, a inclusão da Psicologia no processo educativo é eminente e necessária, pois todo o estudo desta ciência que estuda a mente humana condiz com as formas de realizar um bom aprendizado, de formar bons professores para que com a ajuda da psicologia entendam melhor seus alunos e os façam entender melhor o conteúdos transmitidos em sala de aula.
Durante os primeiros 30 anos do século passado a Psicologia da Educação se perfila como ciência, com teorias, métodos e procedimentos próprios e várias áreas de atuação.
Também a Psicanálise aporta todo um sustento teórico sobre as etapas do desenvolvimento inicial e suas implicações na emoção, no caráter e na segurança pessoal.
Citando mais um trecho do vídeo, a Psicologia Humanista de Carl Rogers assinala que o homem pode crescer até o limite de suas próprias capacidades.
A Psicologia da Educação, ao longo de cem anos vem se definindo em seu campo de estudo e merecendo este status de ciência.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=_aFPIknV63w
https://www.youtube.com/watch?v=zmHsmvDdMc8
https://www.youtube.com/watch?v=lNPvyg__ch4

Imagem: https://www.primecursos.com.br/nocoes-de-psicologia-da-aprendizagem/


Comentários