PRODUÇÃO
LÍRICA DE LUIZ VAZ DE CAMÕES
·
RESUMO
A produção lírica de Luiz Vaz de Camões em seus
traços mais relevantes é o objetivo deste artigo. A busca do desconhecido, o
característico marcante da antítese amor platônico x amor carnal; da reflexão
sobre a condição humana; do desconcerto do mundo; da pátria; de Deus; da figura
feminina; e da visão da natureza. A metalinguística, os traços de melancolia, a
presença constante do eu lírico expressando seus sentimentos, são fortes
características da obra lírica Camoniana.
·
PALAVRAS
CHAVE
Camões. Lírica. Soneto. Apolo.
·
ANÁLISE
DO SONETO
Apolo
e as nove Musas, discantando
051
Apolo
e as nove Musas, discantando
com
a dourada lira, me influíam
na
suave harmonia que faziam,
quando tomei a pena, começando:
—
Ditoso seja o dia e hora, quando
tão
delicados olhos me feriam!
Ditosos os sentidos que sentiam
estar se em seu desejo traspassando!
Assi
cantava, quando Amor virou
a roda à esperança, que corria
tão
ligeira que quase era invisível.
Converteu
se me em noite o claro dia;
e,
se algüa esperança me ficou,
será de maior mal, se for possível.
O soneto Apolo
e as nove Musas, traz quatorze versos compostos
de dois quartetos e dois tercetos, com rimas alternadas ABBA nos quartetos e
rimas opostas ou interpoladas, CDE DCE nos tercetos.
Neste soneto Camões usa a figura do deus grego Apolo[1] e
que trata do amor que sofrera encanto das nove musas que tocavam sua lira[2].
Camões se utiliza do eu lírico na primeira pessoa do singular com o pronome
possessivo “me” (...) me influíam...
O soneto “Apolo
e as nove Musas, discantando” retrata o eu lírico que projeta um amor
platônico com as musas que estão a lhe influenciar apaixonadamente com seu
canto à lira dourada, o fato de elas o inspirarem a escrever tomando da pena
para tal e declarando que esta paixão que o arrebatava fazia o tempo da
esperança correr ligeiro e ao defrontar-se com algo impalpável e quase
invisível tornou o seu dia em noite, o dia que nem como Apolo, deus grego do
sol, não tinha forças para vencer a noite da desilusão pelo amor platônico sem
deixá-lo brilhar.
Na obra de Camões, destacam-se em seus versos trechos
como (...) tomei a pena... olhos me feriam... me influíam...(...) com
característica metalinguística estabelecendo relação com sus própria produção
literária. O eu lírico toma de queixas perante as mudanças de destino humano, a
felicidade que o amor às musas o proporciona é interrompida pela melancolia e
dor da noite com a perspectiva de que o futuro o traga maiores sofrimentos.
Observa-se neste e nos demais sonetos de Camões as
principais características que demarcaram a escola literária ou gênero
literário Classicismo:
Quanto ao conteúdo:
·
Idealização amorosa,
neoplatonismo;
·
Predomínio da razão;
·
Paganismo;
·
Influência da cultura
greco-romana;
·
Antropocentrismo;
·
Universalismo;
·
Busca de clareza e equilíbrio de
ideias;
·
Nacionalismo.
Quanto à forma:
·
Gosto pelo soneto;
·
Imitação às formas clássicas;
·
Emprego de medida nova (poesia);
·
Busca do equilíbrio formal.
·
·
CONCLUSÃO
Com os soneto Apolo e
as nove Musas, discantando e suas demais obras, Camões tem as mais altas
produções líricas de sua época na Europa, poesias sonetos que possuem
intertextualidade quando se trata, por exemplo, dos deuses da mitologia grega,
quando envolve em sua narrativa entre outras e outros a deusa do amor Vênus a
qual tem a missão de fazer as ninfas se apaixonarem pelos Lusos, portugueses
filhos de Luso e especificamente em Apolo
e as nove Musas, discantando Camões se coloca na figura do próprio Apolo,
deus grego da luz, do sol.
Em sua obra Camões usa de características do
classicismo com suas métricas, nos versos todos decassílabos, oitavas e
marcação rígida em todo o poema. Seguindo o plano histórico das navegações da
época, já em Os Lusíadas, Camões
ligou sua obra na expedição de Vasco da Gama em difundir o cristianismo, a
expedição era uma epopeia cristã. A forma de narrativa também dissemina ao
mundo uma nova Portugal em meados do século XV com as expedições e novas
conquistas mercantis.
·
ABSTRACT
The lyrical production of Luís Vaz de Camões in its
most important features is the purpose of this article. A search of the
unknown, the defining characteristic of the Platonic x carnal love antithesis;
reflection on the human condition; of the world's confusion; Homeland; of God;
the female figure; and vision of nature. The meta-linguistic, melancholy traces
of them, the constant presence of lyrical expressing your feelings are strong
features of lyric Camões work.
·
KEYWORDS
Camões.
Lyrical. Sonnet. Apollo.
Referências Bibliográficas
- LITERATURA.
Disponível em: < http://www.ufjf.br/cursinho/files/2012/05/Apostila-de-Literatura-Silvia-Souza-Gomes-UFJF-2012.01.139.pdf > Acesso
em 03.12.15 às 00h50min.
-
CAMÕES, Luís Vaz de. A Biblioteca Virtual
do Estudante Brasileiro <http://www.bibvirt.futuro.usp.br
> A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Permitido o uso apenas
para fins educacionais.
- RODRIGUES,
Marina Machado. Para Uma Edição Crítica Da Lírica De Camões. UERJ, UFF e ABRAFIL.
Disponível em:< http://www.filologia.org.br/abf/rabf/8/139.pdf>
Acesso em 03.12.15 às 00h55min.
-
OLIVEIRA, Raquel Trentin. Para Ler Camões.
Ver. Let, São Paulo, v.51, n.1, p.9-21, jan/jun 2011.
- INFOESCOLA. Apolo. < http://www.infoescola.com/mitologia-grega/apolo/ > Acesso em 02/12/2015 às 21h45 min.
- WIKIPÉDIA. Lira. < https://pt.wikipedia.org/wiki/Lira_(instrumento_musical) > Acesso em 02/12/2015 às 21h.
-
SONETOS DE CAMÕES. Disponível em: < http://teleliteraturateen.blogspot.com.br/2015/03/sonetos-de-camoes.html
> Acesso em 03.12.15 às 23h.
[1] Apolo, também conhecido com Febo
(brilhante), na mitologia grega é considerado o deus da juventude e da luz,
identificado primordialmente como uma divindade solar, uma das divindades mais
ecléticas da mitologia greco-romana. Filho de Zeus e da titã Latona (Leto).
Apolo deus justo e puro que ajudava doentes e também curava várias doenças
através do sono. INFOESCOLA. Apolo.
< http://www.infoescola.com/mitologia-grega/apolo/ > Acesso em 02/12/2015
às 21h45 min.
[2]
A lira é um instrumento de
cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. As récitas
poéticas dos antigos gregos eram acompanhadas pelo seu som, ainda que o
instrumento não tivesse origem helênica. O gênero de instrumento a que pertence
a lira terá tido o seu alvorecer na Ásia, inferindo-se que terá entrado na Grécia
através da Trácia ou da Lídia. WIKIPÉDIA. Lira.
< https://pt.wikipedia.org/wiki/Lira_(instrumento_musical) > Acesso em 02/12/2015.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.