RESENHA - TECENDO DIÁLOGOS. “O lugar da emoção e da afetividade na escola”.Palestra do Prof. Dr. Psicólogo Paulo Gomes, Professor da FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Dia 07/11/2015.


SEMANA ACADÊMICA POLO UAB SARANDI.
TECENDO DIÁLOGOS. “O lugar da emoção e da afetividade na escola”.Palestra do Prof. Dr. Psicólogo Paulo Gomes, Professor da FURG -  Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Dia 07/11/2015.

O LUGAR DA EMOÇÃO E DA AFETIVIDADE NA ESCOLA

            De acordo com o Prof. Dr. Paulo Gomes, a psicologia funciona como um guarda-chuva, pois abrange várias áreas do comportamento humano, ela é multifacetada. No âmbito da emoção e da afetividade ele observa que a emoção age antes da linguagem e a afetividade vem de afetar, indicar algo. Há o chamado plano afetivo que age com a emoção pois esta tem a missão de que cuidem da gente.
            O valor do professor ser expressivo em suas aulas foi destacado pelo Prof Dr. Paulo, segundo ele esta atitude do docente faz com que o aluno preste mais atenção na aula, uma forma expressiva e gentil envolve mais o cognitivo e aguça mais para o cultural e a forma de analisar do aluno. Diferenciando o adulto e a criança na questão da emoção, na criança a emoção organiza e no adulto desorganiza os sentimentos  e em consequência seu comportamento.
            Gomes frisou que o condicionamento é algo que condiciona e o estímulo é algo incondicionado, não precisa de condição, está presente na história biológica da espécie. Citando experiência feita pelo psicólogo americano John Watson[1], o medo é gradiente de generalização, citando a experiência feita com um bebê e um coelho simulando que uma barulho que amedrontava o bebê era produzido pelo coelho, após este não temê-lo e até o acariciar  acabara tornando o animal um relação com o que lhe causava medo, que era o estrondo em um metal.
            Comentando sobre a punição em sala de aula Gomes relatou eu os alunos fazem coisas na aula para escapar da punição, ou seja ela por uma retirada de recreio, ou em casa com o pais  e outras situações. De acordo com o professor e psicólogo o controle aversivo gera emoções negativas e é um modelo inadequado de se trabalhar em sala de aula.
Concluindo, Gomes enfatizou em sua palestra que professor deve trabalhar no aluno a compaixão e empatia, o professor é o único que tem o poder de mudar o ambiente de aula, deve pedir ao aluno que se coloque no lugar do outro.


Gilberto Machado, Acadêmico do Curso de Letras, Português/Espanhol UAB-FURG, polo Sarandi. Dezembro, 2015.




[1] John Broadus Watson (Greenville, 9 de janeiro de 1878  Nova Iorque, 25 de setembro de 1958) foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentismo ou comportamentalismo (ou simplesmente behaviorismo).

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