RESENHA - TECENDO DIÁLOGOS. “O lugar da emoção e da afetividade na escola”.Palestra do Prof. Dr. Psicólogo Paulo Gomes, Professor da FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Dia 07/11/2015.
SEMANA ACADÊMICA
POLO UAB SARANDI.
TECENDO DIÁLOGOS. “O lugar da emoção e da afetividade na escola”.Palestra do Prof. Dr.
Psicólogo Paulo Gomes, Professor da FURG -
Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Dia 07/11/2015.
O LUGAR DA
EMOÇÃO E DA AFETIVIDADE NA ESCOLA
De acordo
com o Prof. Dr. Paulo Gomes, a psicologia funciona como um guarda-chuva, pois
abrange várias áreas do comportamento humano, ela é multifacetada. No âmbito da
emoção e da afetividade ele observa que a emoção age antes da linguagem e a
afetividade vem de afetar, indicar algo. Há o chamado plano afetivo que age com
a emoção pois esta tem a missão de que cuidem da gente.
O valor
do professor ser expressivo em suas aulas foi destacado pelo Prof Dr. Paulo,
segundo ele esta atitude do docente faz com que o aluno preste mais atenção na
aula, uma forma expressiva e gentil envolve mais o cognitivo e aguça mais para
o cultural e a forma de analisar do aluno. Diferenciando o adulto e a criança
na questão da emoção, na criança a emoção organiza e no adulto desorganiza os
sentimentos e em consequência seu
comportamento.
Gomes
frisou que o condicionamento é algo que condiciona e o estímulo é algo incondicionado,
não precisa de condição, está presente na história biológica da espécie. Citando
experiência feita pelo psicólogo americano John Watson[1], o
medo é gradiente de generalização, citando a experiência feita com um bebê e um
coelho simulando que uma barulho que amedrontava o bebê era produzido pelo
coelho, após este não temê-lo e até o acariciar
acabara tornando o animal um relação com o que lhe causava medo, que era
o estrondo em um metal.
Comentando
sobre a punição em sala de aula Gomes relatou eu os alunos fazem coisas na aula
para escapar da punição, ou seja ela por uma retirada de recreio, ou em casa
com o pais e outras situações. De acordo
com o professor e psicólogo o controle aversivo gera emoções negativas e é um
modelo inadequado de se trabalhar em sala de aula.
Concluindo, Gomes enfatizou em sua palestra que
professor deve trabalhar no aluno a compaixão e empatia, o professor é o único
que tem o poder de mudar o ambiente de aula, deve pedir ao aluno que se coloque
no lugar do outro.
Gilberto
Machado, Acadêmico do Curso de Letras, Português/Espanhol UAB-FURG, polo
Sarandi. Dezembro, 2015.
[1] John Broadus
Watson (Greenville, 9 de janeiro de 1878 — Nova Iorque, 25 de setembro de 1958) foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentismo ou comportamentalismo (ou
simplesmente behaviorismo).
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