TECENDO DIÁLOGOS. “Distúrbios de aprendizagem: Importância das intervenções pedagógicas”


SEMANA ACADÊMICA POLO UAB SARANDI.
TECENDO DIÁLOGOS. “Distúrbios de aprendizagem: Importância das intervenções pedagógicas”.Palestra das Profªs.  Cristiane Castoldi Gerevini e Mônica Faccienda, professoras das redes Estadual e Municipal de Ensino de Sarandi, graduadas em pedagogia e especializações na área. Dia 06/11/2015.

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
            De acordo com as professoras  Cristiane Castoldi Gerevini e Mônica Facienda, os sinais da presença de distúrbios nos alunos podem ser demonstrados através de agressões ou timidez demasiada, alunos muito quietos. Distúrbio na aprendizagem pode estar ligado ao SNC – Sistema Nervoso Central o que pode ocasionar sintomas como a Dislexia, a Disortografia, a Dislalia, a Discalculia, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros sintomas menos frequentes.
            A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem neurológica onde a criança apresenta dificuldade na linguagem e na escrita, é genético e hereditário e ocorre mais em meninos que realizam a confusão entre letras, sílabas e palavras. Para educar estas crianças com Dislexia as professoras orientam, através de pesquisas e experiência própria, o uso de jogos com recursos visuais e ainda utilizar o que eles gostam, destacando ainda que estas crianças gostam de se ver em vídeos, de serem filmados.
            A Distorgrafia pode ser observada nas crianças através de erros na escrita, com troca de grafemas e fonemas. Para trabalhar com elas é preciso estimular a memória visual com o uso de letras, números e famílias silábicas e também é necessário o encaminhamento ao profissional Fonoaudiólogo. Ainda na forma de trabalhar com estas crianças as professoras Cristiane e Mônica orientam que seja evitada a correção com caneta vermelha para não inibir seu processo de desenvolvimento cognitivo.
            A Dislalia provoca alterações na fala da criança e deixa ela falando “errado” até a adolescência, ela fala coisas como “tota tola” ao invés de coca-cola, porém este sintoma pode ser amenizado com o auxílio dos pais que não devem repetir as mesmas expressões imitando as crianças, pois criança infantilizada não é Dislalia, lembram as professoras.
            A Discalculia é um distúrbio que interfere na compreensão da matemática, a criança não consegue construir cálculos simples e não se dão conta de que estão fazendo isto. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurológico de sintomas de conduta excessiva.
            Na conclusão, as professoras ouviram relatos e experiências de colegas do auditório que expressaram a concordância com formas de agir das professoras diante de tais situações, sendo que o aluno deve ser tratado de forma individualizada e o professor deve ser um grande observador do comportamento de seus alunos, para detectar estes distúrbios e assim utilizar de meios pedagógicos que facilitem o progresso do processo de aprendizagem destas crianças que apresentam tais transtornos.     



Gilberto Machado, Acadêmico do Curso de Letras, Português/Espanhol UAB-FURG, polo Sarandi. Dezembro, 2015.

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