SEMANA ACADÊMICA
POLO UAB SARANDI.
TECENDO DIÁLOGOS. “Distúrbios de aprendizagem: Importância das intervenções pedagógicas”.Palestra
das Profªs. Cristiane Castoldi Gerevini
e Mônica Faccienda, professoras das redes Estadual e Municipal de Ensino de
Sarandi, graduadas em pedagogia e especializações na área. Dia 06/11/2015.
DISTÚRBIOS DE
APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
De
acordo com as professoras Cristiane
Castoldi Gerevini e Mônica Facienda, os sinais da presença de distúrbios nos
alunos podem ser demonstrados através de agressões ou timidez demasiada, alunos
muito quietos. Distúrbio na aprendizagem pode estar ligado ao SNC – Sistema Nervoso
Central o que pode ocasionar sintomas como a Dislexia, a Disortografia, a Dislalia,
a Discalculia, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e
outros sintomas menos frequentes.
A Dislexia
é uma dificuldade de aprendizagem neurológica onde a criança apresenta
dificuldade na linguagem e na escrita, é genético e hereditário e ocorre mais
em meninos que realizam a confusão entre letras, sílabas e palavras. Para educar
estas crianças com Dislexia as professoras orientam, através de pesquisas e experiência
própria, o uso de jogos com recursos visuais e ainda utilizar o que eles
gostam, destacando ainda que estas crianças gostam de se ver em vídeos, de
serem filmados.
A Distorgrafia
pode ser observada nas crianças através de erros na escrita, com troca de
grafemas e fonemas. Para trabalhar com elas é preciso estimular a memória
visual com o uso de letras, números e famílias silábicas e também é necessário
o encaminhamento ao profissional Fonoaudiólogo. Ainda na forma de trabalhar com
estas crianças as professoras Cristiane e Mônica orientam que seja evitada a
correção com caneta vermelha para não inibir seu processo de desenvolvimento
cognitivo.
A Dislalia
provoca alterações na fala da criança e deixa ela falando “errado” até a
adolescência, ela fala coisas como “tota
tola” ao invés de coca-cola, porém este sintoma pode ser amenizado com o
auxílio dos pais que não devem repetir as mesmas expressões imitando as
crianças, pois criança infantilizada não é Dislalia, lembram as professoras.
A Discalculia
é um distúrbio que interfere na compreensão da matemática, a criança não
consegue construir cálculos simples e não se dão conta de que estão fazendo
isto. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um
distúrbio neurológico de sintomas de conduta excessiva.
Na conclusão,
as professoras ouviram relatos e experiências de colegas do auditório que
expressaram a concordância com formas de agir das professoras diante de tais
situações, sendo que o aluno deve ser tratado de forma individualizada e o
professor deve ser um grande observador do comportamento de seus alunos, para
detectar estes distúrbios e assim utilizar de meios pedagógicos que facilitem o
progresso do processo de aprendizagem destas crianças que apresentam tais
transtornos.
Gilberto Machado,
Acadêmico do Curso de Letras, Português/Espanhol UAB-FURG, polo Sarandi.
Dezembro, 2015.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.