segunda-feira, 17 de agosto de 2015

MINHA CONTRIBUIÇÃO NESTE RICO DEBATE SOBRE UM TEMA QUE GOSTO MUITO QUE É A PRODUÇÃO TEXTUAL
1)     Qual é a contribuição do ensino de gramática para desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita dos estudantes?
Creio que a contribuição do ensino da gramática  para desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita dos estudantes é fundamental, pois um texto bem redigido em minha concepção é um texto com uma boa formatação em nível gramatical, embora seu conteúdo seja o principal atrativo ou fator cativante para o leitor deste texto. Um texto que não possui uma pontuação condizente, que possui problemas de concordância, ou seja a coerência e coesão passam pela semântica, pela sintaxe bem aplicada e, sem dúvida de uma análise linguística mínima por parte dês seu autor.
2)Por que considerar a análise linguística um dos eixos fundamentais (ao lado da leitura e da produção textual) para o ensino de LP?
A significância e os significados, a estrutura global de um texto, uma produção textual coesa e coerente passa por uma análise linguística bem fundamentada, pois todo o produtor textual tem de ter esta noção básica deste elemento que fazer parte da espinha dorsal de uma boa produção. Um texto para ser bem compreendido, com uma estrutura gramatical condizente e uma boa formatação tem sua coroação com ma análise do ponto de vista linguista como cita Franchi(1987) -  o fundamental no estudo da gramática/análise linguística é contemplar a variedade de recursos expressivos postos à disposição do falante/escritor para a construção do sentido. Sendo a gramática o estudo das condições linguísticas da significação.
Portanto, a análise linguística e a gramática devem anda ladeadas para a construção de um bom texto para que este contenha todos os elementos necessários para atrair seu leitor.
Já quanto a atuação do professor neste processo, concordo com Murrie (1994) – é possível tentar formas alternativas de ensinar língua portuguesa/análise linguística e obter ganhos com isso, sendo o maior deles a ampliação da capacidade interativa de nossos aluno se, por extensão, de suas condições de exercícios da cidadania -   e, já havia eu expressado este relato em disciplinas anteriores de nosso curso de Letras, onde o professor deve usar da interatividade com seus alunos para fazê-los bons leitores e produtores de textos e, além disso tomarem o gosto pela atividade por ser atrativa e prazerosa, pois com o conhecimento de mundo e os argumentos adquiridos em suas leituras os melhores ingredientes para um bom texto, aliados à um conhecimento básico de gramática e análise linguística os farão alunos/escritores/leitores para a vida toda.




quarta-feira, 5 de agosto de 2015




Minha experiência como aluno do Ensino Básico e como acho que deveriam ser as aulas na área de Letras

            Minha experiência com a Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Básico data de mais de 20 anos, pois foi no período de 1983, na primeira série do Fundamental, até 1993 no terceiro ano do Ensino Médio, todos os anos em escolas públicas municipais e estaduais.
            Houve uma pausa de 20 anos até o meu ingresso no Curso Superior de Letras – Português/Espanhol na UAB – EaD – FURG. Quando estudante do Ensino Básico, as disciplinas estudadas ao longo desta jornada foram sempre muito bem dadas pelos professores, levando em conta que na época não existia a internet e tudo tinha de ser pesquisado em bibliotecas, com muitos dias de pesquisa no turno inverso à aula.
            As metodologias eram do século passado porém, bem eficazes e aplicadas de forma competente pelos professores dentro dos recursos que a eles eram destinados, pois os fatores extra sala de aula que atribulavam sua profissão e a falta de estrutura das escolas, fator que é muito diferente nos dias atuais e que facilita o ensino.
            As aulas na atualidade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura devem ter um espaço muito aberto e motivador para a leitura, formar bons leitores para que também sejam bons escritores, que se desenvolvam bem também em outras disciplinas, ou seja, uma forma multidisciplinar de trabalhar com o aluno em todas as etapas do conhecimento, agregando assim a sua preferência por uma área ou outra à leitura e boa redação.
            A criatividade do professor atual é de fundamental importância para que torne sua disciplina atraente ao aluno, pois ele está envolto com as facilidades da tecnologia e esta deve ser usada em prol do ensino, basta ao professor saber a melhor forma, incentivando os alunos a lerem também pelas plataformas existentes nos diferentes canais, - que tal fazer um desafio de escrever poesias ou trechos de contos ou livros em uma página da turma em uma rede social?  - valendo avaliação por parte do professor.
            A interatividade e criatividade devem estar em primeiro lugar no processo de ensino-aprendizagem, o professor deve buscar a melhor forma de cativar seus alunos, de maneiras que eles absorvam os conteúdos propostos, seja da forma didática tradicional, com a busca em livros, ou de uso das formas inteligentes da internet.

            Portanto, o incentivo à leitura, lendo junto com os alunos e não somente os ordenando a ler; a interatividade e criatividade sabendo mesclar o uso da didática tradicional com a informática; além de uma aproximação maior com cada aluno o elogiando muito e provocando a criatividade do aluno para questionar e aprender de forma mais lúdica os ensinamentos, utilizar também diversas formas de memorização da disciplina e internalizarão da mesma por parte dos alunos, assim entendo que deva ser o ensino da Língua Portuguesa  e Literatura na escola atual.