MINHA CONTRIBUIÇÃO NESTE RICO DEBATE SOBRE UM TEMA QUE GOSTO MUITO QUE É A PRODUÇÃO TEXTUAL
1)     Qual é a contribuição do ensino de gramática para desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita dos estudantes?
Creio que a contribuição do ensino da gramática  para desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita dos estudantes é fundamental, pois um texto bem redigido em minha concepção é um texto com uma boa formatação em nível gramatical, embora seu conteúdo seja o principal atrativo ou fator cativante para o leitor deste texto. Um texto que não possui uma pontuação condizente, que possui problemas de concordância, ou seja a coerência e coesão passam pela semântica, pela sintaxe bem aplicada e, sem dúvida de uma análise linguística mínima por parte dês seu autor.
2)Por que considerar a análise linguística um dos eixos fundamentais (ao lado da leitura e da produção textual) para o ensino de LP?
A significância e os significados, a estrutura global de um texto, uma produção textual coesa e coerente passa por uma análise linguística bem fundamentada, pois todo o produtor textual tem de ter esta noção básica deste elemento que fazer parte da espinha dorsal de uma boa produção. Um texto para ser bem compreendido, com uma estrutura gramatical condizente e uma boa formatação tem sua coroação com ma análise do ponto de vista linguista como cita Franchi(1987) -  o fundamental no estudo da gramática/análise linguística é contemplar a variedade de recursos expressivos postos à disposição do falante/escritor para a construção do sentido. Sendo a gramática o estudo das condições linguísticas da significação.
Portanto, a análise linguística e a gramática devem anda ladeadas para a construção de um bom texto para que este contenha todos os elementos necessários para atrair seu leitor.
Já quanto a atuação do professor neste processo, concordo com Murrie (1994) – é possível tentar formas alternativas de ensinar língua portuguesa/análise linguística e obter ganhos com isso, sendo o maior deles a ampliação da capacidade interativa de nossos aluno se, por extensão, de suas condições de exercícios da cidadania -   e, já havia eu expressado este relato em disciplinas anteriores de nosso curso de Letras, onde o professor deve usar da interatividade com seus alunos para fazê-los bons leitores e produtores de textos e, além disso tomarem o gosto pela atividade por ser atrativa e prazerosa, pois com o conhecimento de mundo e os argumentos adquiridos em suas leituras os melhores ingredientes para um bom texto, aliados à um conhecimento básico de gramática e análise linguística os farão alunos/escritores/leitores para a vida toda.




Comentários