1) Qual é a
contribuição do ensino de gramática para desenvolver a compreensão leitora e a
produção escrita dos estudantes?
Creio que a contribuição do ensino da
gramática para desenvolver a compreensão
leitora e a produção escrita dos estudantes é fundamental, pois um texto bem
redigido em minha concepção é um texto com uma boa formatação em nível
gramatical, embora seu conteúdo seja o principal atrativo ou fator cativante
para o leitor deste texto. Um texto que não possui uma pontuação condizente,
que possui problemas de concordância, ou seja a coerência e coesão passam pela semântica,
pela sintaxe bem aplicada e, sem dúvida de uma análise linguística mínima por
parte dês seu autor.
2)Por que considerar a análise linguística um dos eixos
fundamentais (ao lado da leitura e da produção textual) para o ensino de LP?
A significância e os significados, a
estrutura global de um texto, uma produção textual coesa e coerente passa por
uma análise linguística bem fundamentada, pois todo o produtor textual tem de
ter esta noção básica deste elemento que fazer parte da espinha dorsal de uma
boa produção. Um texto para ser bem compreendido, com uma estrutura gramatical
condizente e uma boa formatação tem sua coroação com ma análise do ponto de
vista linguista como cita Franchi(1987) -
o fundamental no estudo da gramática/análise linguística é contemplar a
variedade de recursos expressivos postos à disposição do falante/escritor para
a construção do sentido. Sendo a gramática o estudo das condições linguísticas
da significação.
Portanto, a análise linguística e a gramática
devem anda ladeadas para a construção de um bom texto para que este contenha
todos os elementos necessários para atrair seu leitor.
Já quanto a atuação do professor neste
processo, concordo com Murrie (1994) – é possível tentar formas alternativas de
ensinar língua portuguesa/análise linguística e obter ganhos com isso, sendo o
maior deles a ampliação da capacidade interativa de nossos aluno se, por
extensão, de suas condições de exercícios da cidadania - e, já
havia eu expressado este relato em disciplinas anteriores de nosso curso de
Letras, onde o professor deve usar da interatividade com seus alunos para
fazê-los bons leitores e produtores de textos e, além disso tomarem o gosto
pela atividade por ser atrativa e prazerosa, pois com o conhecimento de mundo e
os argumentos adquiridos em suas leituras os melhores ingredientes para um bom
texto, aliados à um conhecimento básico de gramática e análise linguística os
farão alunos/escritores/leitores para a vida toda.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.