SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE LETRAS E ARTES
CURSO DE LETRAS – UAB -  POLO - SARANDI
DISCIPLINA - LÍNGUA PORTUGUESA V
 PROF.ª DR.ª MARIA CRISTINA FREITAS BRISOLARA





Análise simplificada do texto filmico publicitário do detergente Limpol Bombril através do modelo proposto por Umberto Eco.





Giancarlo Pereira de Barros
Gilberto Machado




Sarandi
2015



Análise simplificada do texto filmico publicitário do detergente Limpol Bombril através do modelo proposto por Umberto Eco.





DADOS TÉCNICOS DO COMERCIAL
- Agência: W Brasil
- Direção: Washington Oliveto
- Ator: Carlos Moreno
- Participação especial de Gil Gomes
- Ano da gravação: 1998
- São Paulo - Brasil
REGISTRO VERBAL
            Logomarca do produto estampada ao fundo bem atrás do ator no comercial = Limpol – Bom Bril.
            Texto em forma de legenda com o nome do personagem representado na peça publicitária: Gel Gomes.
            No comercial, a interpretação é feita pelo ator Carlos moreno, garoto propaganda da Bom Bril.


O texto interpretado no comercial foi disposto desta forma:
“Eu, Gel Gomes estou aqui neste comercial de Limpol para identificar os quatro novos elementos que precisam estar na sua cozinha. Limpol gel rende três vezes mais – eu disse: três vezes mais que os detergentes comuns é só passar um pouquinho na esponja e acabar de uma vez por todas com a sujeira. E aí está...ah! Gil! (entrada em cena do famoso repórter policial  dos anos 90 no Brasil; Gil Gomes: -“ geeel, limpol gel não esbanja na esponja.

Percebe-se que não há trilha sonora no vídeo do comercial do produto limpol, da Bom Bril sendo que a interpretação de Carlos Moreno em forma de imitação de Gil Gomes traz consigo a fala arrastada e enfática nas últimas palavras das frases do texto.
REGISTRO VISUAL
Nível Icônico
            Cenário de bancada, estilo telejornal com a logomarca da empresa que fabrica o detergente líquido Limpol.
            Sobre o cenário da peça publicitária para a televisão ainda temos a presença de um fundo preto e uma pequena bancada na horizontal à frente do ator, na bancada na qual tem sobre ela, quatro embalagens do novo detergente líquido Limpol da  Bom Bril nas cores transparente, verde, laranja e lilás.

            Em seus rótulos o telespectador pode identificar as inscrições na marca impressa e branco “Limpol” e a expressão “gel” é apresentada em vermelho, destacando a apresentação e consistência de detergente as demais nos rótulos não são claras no vídeo por serem em leras menores.


            O ator Carlos Moreno está vestindo uma camisa preta com traços brancos, representando rabiscos e formas indefinidas, camisas igual a usada no filme da Limpol pelo jornalista Gil Gomes, (pois esta foi sua característica de figurino utilizado ao longo dos anos em que apareceu nas telas dos telejornais na qual sempre teve participações irreverente como repórter policial).
            O microfone que está empunhado à mão direita do ator Carlos Moreno fica durante o filme todo gesticulando a mão esquerda na altura de seu queixo com a palma estendida. Como se demarcasse uma linha imaginária na horizontal, outra característica do jornalista Gil Gomes.

Nível iconográfico
            As imagens que aparecem no filme do Limpol Bombril nos lembram à bancada de um telejornal que anuncia de uma forma que chamamos de tom caricato um novo produto da Bom Bril. O ator mescla as suas próprias características, voz, óculos, e procura sátirizar com as características do jornalista Gil Gomes. Os ícones apresentados na peça dependem de um conhecimento por parte do telespectador do formato dos comerciais da Bom Bril com seu garoto propaganda e das características próprias de Gil Gomes e de como é seu trabalho no momento da produção do comercial, final dos anos 90 quando atuava no SBT no jornal Aqui e Agora, suas matérias vinha carregadas de sensacionalismo e com abordagens diferentes do tradicional.
            O texto do comercial de Gel Gomes traz “os quatro novos elementos que precisam estar na sua cozinha”. Como em toda a interpretação no filme apresenta um processo verbal explícito e marcas fonéticas da fala original do repórter Gil Gomes, que neste caso, teve seu nome adaptado para “Gel Gomes” em referência ao produto anunciado “LIMPOL GEL”.
            O termo “elementos” além de imitar o tom de voz de Gil Gomes ainda faz referencia aos assuntos policiais abordados por ele (em jargão policial o pretenso “criminoso” é sempre mencionado como “elemento” caracterizando recursos intertextuais metafóricos e metonímicos.
Nível Tropológico
            A condição de sátira caricata que o comercial faz ao jornalista e associa-o aos produtos apresentados tem a conotação de que as figuras de Carlos Moreno “garoto propaganda” da Bom Bril aliado ao jornalista policial Gil Gomes atrelam apelo popular, pois o produto é para donas-de-casa e ou trabalhadoras do lar que consomem de forma pressupostas o material para limpar a louça de forma mais eficiente e econômica ao jornalista que na época relatava de forma popular e com estilo próprio as tragédias policiais ocorridas em uma grande capital, São Paulo, maior centro comercial brasileiro. Em forma metonímica, representando algo que soluciona, economiza e é popular
Nível tópico
            O comercial produzido para seguir uma série de peças feitas em um determinado período trouxe a forma de sucesso comprovado do ator garoto-propaganda, evocando para que os consumidores continuem acreditando em produtos de sucesso como o personagem que satiriza o jornalista Gil Gomes. O trocadilho do nome do personagem caricato associado aos produtos “Gel Gomes” chancela o merchandising associando ao popular, o eficiente, o investigativo o humorístico e ao simples.
            A fórmula de um cenário como ícone apenas destacado com a logomarca Bom Bril é o simples do pouco que diz muito, pois a marca foi criada através das esponjas abrasivas de aço Bom Bril, ainda no final de 1940, a sua associação com o consagrado ator que fugiu do estereótipo de padrões de beleza de galãs de cinema teve seu objetivo quando identificou ainda mais a marca ao gosto popular.
            A persuasão fica por conta principalmente da figura de Gil Gomes que também sempre a grande massa popular ou o “povão” assistindo e vibrando com suas matérias na TV, ou seja, os “quatro elementos” deveriam ir à cozinha da brasileira através da soma dos ícones apresentados na peça.

Nível Entimemático
            A telespectadora é persuadida no comercial através de gestos e argumentos do autor como cito: “Rende três vezes mais... Eu disse três vezes mais que os detergentes comuns”. Com estes dizeres ficou evidente a preocupação em mostrar a economia e eficiência do novo Limpol Gel da Bom Bril. Mesmo vindo de uma marca líder no mercado e consagrada pelos consumidores existiu por do anunciante mostrar que o produto é eficaz, econômico e, principalmente incomum e especial, já que o próprio ator foi direto em falar que o detergente da Bom Bril é muito superior aos seus concorrentes.
Interação entre os dois registros
            O comercial do detergente Limpol da Bom Bril, procurar induzir o telespectador a momentos desconstraídos interpretados pelo lado cômico e caricato do ator Carlos Moreno, tendo ele dado vida novamente ao personagem Gil Gomes. O que se percebe que objetivo da Bom bril é impactar de uma forma bem popular o lançamento do novo detergente que chega como gel, diferentemente dos detergentes tradicionais.
            O texto acaba tendo um efeito maior no momento em que a interpretação é bem realizada, tanto nas expresões corporais ou na fala do personagem, ou seja, oral e gestual bem executadas. Desta forma, é evidente que o objetivo foi de fixar o novo produto na mente dos consumidores através de ícones da televisão como Gil Gomes e o já garoto-propaganda da Bom Bril Carlos Moreno.
            Ainda sobre o comercial, o fechamento do VT é marcado pelo aparecimento repentino do jornalista Gil Gomes na qual ele próprio acaba sendo também convencido pelo seu sósia de que realmente o produto é bom, é para levar mesmo. Vejam que a expressão: “Limpol Gel, não esbanja na espoja”, legitima o produto como sendo de alta qualidade, porém ao mesmo tempo o pressuposto é mostrar que ele é muito econômico rendendo mais que seus concorrentes.
            Cabe ressaltar que o ator do comercial, Carlos Moreno, é contratado como garoto-propaganda da Bom Bril desde 1978, elevando a marca a um patamar altíssimo como campeã em vendas da lã de aço, produto esse que foi o percursor para o sucesso da empresa, tendo ela hoje um mix muito grande de produtos. E claro, ganhando o conceito de produto com “1001 UTILIDADES”, slogan esse utilizado até hoje.

Referências
PETERMANN, Juliana. Algumas verificações: Dissertação de Mestrado A PUBLICIDADE DO BOM BRIL: O SEGREDO DO SUCESSO. Santa Maria, RS, 2006.
Filme publicitário Limpol Bombril “Limpol Gel”
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=naWFvE8fESY . Acesso em 29 de setembro de 2015.
Site da Bom Bril

Disponível em https://www.bombril.com.br . Acesso em 29 de setembro de 2015.

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