O projeto Didático: forma de articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise linguística

O projeto Didático: forma de articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise linguística
A interação entre a linguística, a gramática e o ensino da Literatura no Ensino Médio deve acontecer de forma natural e compartilhada entre professores e alunos. Deve-se trabalhar com o chamado “conjunto da obra” e um belo e justo de aplausos exemplo foi o que fizeram os professores com o estágio com a turma de segundo ano do Colégio de Aplicação da UFPE, quando conseguiram fazer um projeto didático interativo entre os professores e alunos em um sistema de provocação para a ação efetiva de todos, englobando o ensino da Língua Portuguesa e suas nuances de interpretação e produção textual, congregadas com a Literatura Brasileira através da análise e leitura de obras e a formatação de roteiro, coleta de depoimento e realização de entrevista com a participação de todos os alunos na produção de um documentário, oportunizando assim as diferentes formas de avaliação de todos em todas as etapas do projeto.
Este formato apresentado deve ser tomado como grande exemplo, assim como outros criados e executados Brasil afora, com professores que são verdadeiros visionários na questão de unir as disciplinas sem que se possa avaliá-las em separado, porém integradas, pois não há obra literária que não tenha uma construção linguística, gramatical, de sintaxe e semântica; podendo ser perfeitamente analisadas de forma congregada e tornando ambas disciplinas prazerosas e interessantes aos olhos dos alunos que têm um mundo tecnológico  às mãos que deixa tudo mais prático.

Comentários