DIDÁTICA

SUA DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA O TRABALHO DOCENTE
Didática vem do grego: “ensinar, instituir, fazer aprender”. É o ato de reflexão do processo ensino-aprendizagem que pode ser definida como “reflexão sistemática”, pois é onde há o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem, obedecendo um esquema ou forma de organizar as questões, o que facilita na formação do docente e sua futura aplicação da teoria na prática de ensino. Como observação dos diferentes agentes da educação e seu comportamento mediante uma formatação, de esquema de aula ou do docente, fazendo um relacionamento entre os conteúdos a serem apresentados e os alunos que irão recebê-los para seu conhecimento educacional.
A Didática entra também nos processos de formas de avaliação, motivação e capacitação dos personagens do processo educacional, fazendo com que haja as aplicações das teorias através de uma determinada didática que está constantemente colocada à prova das novas realidades do processo.

CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por um processo intencional, a Didática busca alcançar seus objetivos com seus participantes, o professor que tem seu auxílio para organizar a aula na formatação didática para que o aluno aprenda bem o que é proposto. Neste processo a dimensão técnica do processo de aprendizagem comporta a definição de objetivos, o que vai ajudar o futuro professor a nortear seu trabalho desde o estágio. Oportunizando um formato pré estabelecido para, dentre outras coisas, organização do processo de avaliação ajuda na escolha de técnicas avaliativas, planejamento de curso e de aulas.

COLABORAÇÃO NOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO

A Didática elenca as principais dificuldades e perguntas que o professor se questiona ao deparar-se com uma turma de alunos que o desafiam a cada aula na busca de ampliação do leque de conteúdos, principalmente devido ao avanço tecnológico e o fácil acesso à informação, que muitas vezes atrapalham na formação e a Didática entra neste contexto respondendo a questões mais especuladas  como a busca de uma atividade que torne a aula atrativa e que realmente ensine, também a Didática orienta e auxilia nas questões de indisciplina  e ou desatenção de aluno.
A Didática também tem a tarefa de nos tornar agradável a tarefa de ensinar para que gostemos de dar aula, se tornando algo facilitado e de amplo domínio por parte do professor, pois oferece subsídios e as respostas aos principais questionamentos da educação.

Discussão


Realmente a Didática tem um papel ímpar na formação, no aperfeiçoamento e no formato do ensino-aprendizagem. Colocastes muito bem a questão da inovação, pois como nos contempla o texto proposto, a Didática tem a maioria das respostas aos questionamentos de uma formatação de aula na teoria e prática, porém vai da criatividade do professor em pesquisar algo além para contribuir no seu trabalho com os alunos, sempre sem que haja a fuga do proposto pela Didática e o Plano de Ensino da disciplina, porém deixando que o aluno seja um debatedor deste processo, que ele questione mais para conhecer mais e assim gostar da atividade pois só se gosta daquilo que se conhece e só se interessa em conhecer do que se gosta. Portanto esta é uma tarefa muito importante e que precisa de um professor com perfil inovador e de visão aberta e contemporânea, pois os desafios para as respostas que a Didática responde surgem a cada momento devido principalmente aos novos moldes de sociedade que estamos concebendo neste século XXI.
Referência:
Livro: Didática, A alma como centro. UAB - FURG - Letras - Português/Espanhol

Comentários