DIDÁTICA
SUA
DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA O TRABALHO DOCENTE
Didática
vem do grego: “ensinar, instituir, fazer aprender”. É o ato de reflexão do
processo ensino-aprendizagem que pode ser definida como “reflexão sistemática”,
pois é onde há o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem, obedecendo um
esquema ou forma de organizar as questões, o que facilita na formação do
docente e sua futura aplicação da teoria na prática de ensino. Como observação
dos diferentes agentes da educação e seu comportamento mediante uma formatação,
de esquema de aula ou do docente, fazendo um relacionamento entre os conteúdos
a serem apresentados e os alunos que irão recebê-los para seu conhecimento
educacional.
A
Didática entra também nos processos de formas de avaliação, motivação e
capacitação dos personagens do processo educacional, fazendo com que haja as
aplicações das teorias através de uma determinada didática que está
constantemente colocada à prova das novas realidades do processo.
CONTRIBUIÇÃO
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Por
um processo intencional, a Didática busca alcançar seus objetivos com seus
participantes, o professor que tem seu auxílio para organizar a aula na
formatação didática para que o aluno aprenda bem o que é proposto. Neste processo
a dimensão técnica do processo de aprendizagem comporta a definição de
objetivos, o que vai ajudar o futuro professor a nortear seu trabalho desde o
estágio. Oportunizando um formato pré estabelecido para, dentre outras coisas,
organização do processo de avaliação ajuda na escolha de técnicas avaliativas,
planejamento de curso e de aulas.
COLABORAÇÃO
NOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO
A
Didática elenca as principais dificuldades e perguntas que o professor se
questiona ao deparar-se com uma turma de alunos que o desafiam a cada aula na
busca de ampliação do leque de conteúdos, principalmente devido ao avanço
tecnológico e o fácil acesso à informação, que muitas vezes atrapalham na
formação e a Didática entra neste contexto respondendo a questões mais
especuladas como a busca de uma
atividade que torne a aula atrativa e que realmente ensine, também a Didática
orienta e auxilia nas questões de indisciplina
e ou desatenção de aluno.
A
Didática também tem a tarefa de nos tornar agradável a tarefa de ensinar para
que gostemos de dar aula, se tornando algo facilitado e de amplo domínio por
parte do professor, pois oferece subsídios e as respostas aos principais
questionamentos da educação.
Discussão
Realmente a Didática tem um papel ímpar na formação, no
aperfeiçoamento e no formato do ensino-aprendizagem. Colocastes muito bem a
questão da inovação, pois como nos contempla o texto proposto, a Didática tem a
maioria das respostas aos questionamentos de uma formatação de aula na teoria e
prática, porém vai da criatividade do professor em pesquisar algo além para
contribuir no seu trabalho com os alunos, sempre sem que haja a fuga do
proposto pela Didática e o Plano de Ensino da disciplina, porém deixando que o
aluno seja um debatedor deste processo, que ele questione mais para conhecer
mais e assim gostar da atividade pois só se gosta daquilo que se conhece e só
se interessa em conhecer do que se gosta. Portanto esta é uma tarefa muito
importante e que precisa de um professor com perfil inovador e de visão aberta
e contemporânea, pois os desafios para as respostas que a Didática responde
surgem a cada momento devido principalmente aos novos moldes de sociedade que
estamos concebendo neste século XXI.
Referência:
Livro: Didática, A alma como centro. UAB - FURG - Letras - Português/Espanhol
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.