Experiências com/na atividade online da FURG

Semana de Integração em Ações em EaD
Experiências com/na atividade online da FURG
Palestra com professor Valmir Hecker

*Por Gilberto Machado

As ações evolutivas no processo de Educação a Distância foram explanadas em palestra on-line pelo professor da FURG, Valmir Hecker. Em sua explanação, que contou coma audiência de diversos Polos de EaD da FURG no Rio Grande do Sul, Hecker destacou e defendeu a interatividade entre professores e alunos desta modalidade de ensino, sendo que esta interatividade está necessariamente ligada a uma ação dialógica. Para ele há pouca referência aos processos interativos que emergem das atividades de aprendizagem, ou seja, um fórum de discussão nem sempre tem o efeito educativo esperado, pois não há uma resposta instantânea no momento em que o aluno está acessando a plataforma.
A forma fria e sem interatividade no processo de ensino a distancia era muito presente quando de seu início, pois o material era em CD e não havia qualquer interatividade, o que dificultava a aprendizagem dos alunos devido a isso. A evolução de forma histórica da EaD requer cada vez mais a interação, comunicação e inserção na comunidade em que atua. Os processos interativos emergem das atividades de aprendizagem, como destacou o professor Valmir, que enfatizou que o processo evolutivo veio com a implantação da internet web 2.0 que vindo a cocriar a comunicação e o conhecimento, favorecendo a relação de comunicações horizontais.
A evolução do processo de ensino via EaD foi oportunizando uma melhora da educação on-line, formação de ambientes educativos na web, disponibilidade de interfaces e de ferramentas da web 2.0, com isso foi possível também usar cada vez mais os chamados dispositivos comunicacionais  a interatividade via internet e ambientes colaborativos.
O professor Hecker buscou neste encontro elencar diversos passos que realizou com sua equipe de professores e alunos no curso de Ciências em EaD da FURG, as pesquisas feitas em grupos, os registros feitos pelos polos, a interatividade através das conferencias ou fóruns, metodologia de pesquisa e formação. Para o professor deve haver uma construção coletiva, além da atividade clássica deve haver uma proposição de atividades. O trabalho da EaD deve envolver também a comunidade em uma indagação dialógica, a formação de um tipo especial de comunidade onde o grupo de estudantes faz a procriação de material, reforçando ainda como é importante gravar as aulas e disponibilizar no youtube para futuras pesquisas e consultas dos mesmos alunos ou demais interessados, compartilhar o ensinamento e as experiências na EaD.
Hecker defende que através das interações sé que houve com a turma de Ciências a confecção de material/aula da turma, pegou ainda que pode se fazer um planejamento coletivo online. Acerca da avaliação, ainda dentro deste processo interativo e de cooperação do ensino a distância, a proposição do professor é de que a avaliação também seja dentro de um processo criativo.
Cremos que este processo de EaD através da UAB seja uma evolução constante e uma via sem volta para o futuro da educação Superior, pois há cada vez mais pessoas conectadas e interessadas em aprimorar seus conhecimentos mesmo sem sair de casa e ter uma educação de qualidade e com um bom suporte interativo nos cursos de EaD, principalmente a expansão desta modalidade nas instituições públicas brasileiras.

(Gilberto Machado é acadêmico do Curso de Letras/Espanhol FURG - EaD  -UAB – Polo Sarandi)


Comentários