Semana de Integração em Ações em
EaD
Experiências com/na atividade
online da FURG
Palestra com professor Valmir
Hecker
*Por Gilberto Machado
As ações evolutivas no processo de
Educação a Distância foram explanadas em palestra on-line pelo professor da
FURG, Valmir Hecker. Em sua explanação, que contou coma audiência de diversos
Polos de EaD da FURG no Rio Grande do Sul, Hecker destacou e defendeu a
interatividade entre professores e alunos desta modalidade de ensino, sendo que
esta interatividade está necessariamente ligada a uma ação dialógica. Para ele
há pouca referência aos processos interativos que emergem das atividades de
aprendizagem, ou seja, um fórum de discussão nem sempre tem o efeito educativo
esperado, pois não há uma resposta instantânea no momento em que o aluno está
acessando a plataforma.
A forma fria e sem interatividade no processo
de ensino a distancia era muito presente quando de seu início, pois o material
era em CD e não havia qualquer interatividade, o que dificultava a aprendizagem
dos alunos devido a isso. A evolução de forma histórica da EaD requer cada vez
mais a interação, comunicação e inserção na comunidade em que atua. Os
processos interativos emergem das atividades de aprendizagem, como destacou o
professor Valmir, que enfatizou que o processo evolutivo veio com a implantação
da internet web 2.0 que vindo a cocriar a comunicação e o conhecimento,
favorecendo a relação de comunicações horizontais.
A evolução do processo de ensino via EaD
foi oportunizando uma melhora da educação on-line, formação de ambientes
educativos na web, disponibilidade de interfaces e de ferramentas da web 2.0,
com isso foi possível também usar cada vez mais os chamados dispositivos
comunicacionais a interatividade via
internet e ambientes colaborativos.
O professor Hecker buscou neste encontro
elencar diversos passos que realizou com sua equipe de professores e alunos no
curso de Ciências em EaD da FURG, as pesquisas feitas em grupos, os registros
feitos pelos polos, a interatividade através das conferencias ou fóruns,
metodologia de pesquisa e formação. Para o professor deve haver uma construção
coletiva, além da atividade clássica deve haver uma proposição de atividades. O
trabalho da EaD deve envolver também a comunidade em uma indagação dialógica, a
formação de um tipo especial de comunidade onde o grupo de estudantes faz a procriação
de material, reforçando ainda como é importante gravar as aulas e
disponibilizar no youtube para futuras pesquisas e consultas dos mesmos alunos
ou demais interessados, compartilhar o ensinamento e as experiências na EaD.
Hecker defende que através das
interações sé que houve com a turma de Ciências a confecção de material/aula da
turma, pegou ainda que pode se fazer um planejamento coletivo online. Acerca da
avaliação, ainda dentro deste processo interativo e de cooperação do ensino a
distância, a proposição do professor é de que a avaliação também seja dentro de
um processo criativo.
Cremos que este processo de EaD através
da UAB seja uma evolução constante e uma via sem volta para o futuro da educação
Superior, pois há cada vez mais pessoas conectadas e interessadas em aprimorar
seus conhecimentos mesmo sem sair de casa e ter uma educação de qualidade e com
um bom suporte interativo nos cursos de EaD, principalmente a expansão desta
modalidade nas instituições públicas brasileiras.
(Gilberto
Machado é acadêmico do Curso de Letras/Espanhol FURG - EaD -UAB – Polo Sarandi)
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.