Para
contribuir;
Jean
Piaget foi um grande pensador e, principalmente um observador de processos de
evolução do aprendizado humano. Seu legado é seguido até nossos dias e com
muita propriedade pois sua teoria construtivista faz o maior sentido no
processo de aprendizagem da criança.
O
que me chamou a atenção no material disponibilizado foi a escala de
aprendizagem que Piaget fez da criança
desde o nascimento até um desenvolvimento próximo da idade adulta, deixando bem
claro interação do conhecimento genético
que o indivíduo traz consigo e o conhecimento de mundo, sendo que este
desenvolvimento pode perdurar até que o ser humanos esteja em idade consciente,
pois um exemplo prático deste desenvolvimento do aprendizado é um aluno que aos
36 anos retoma os estudos ao ingressar em uma faculdade a distância, com todos
os seus desafios diários já incutidos na sua veia, com toda uma situação de
profissão estabelecida busca este desafio, isto não está longe das teorias de
Piaget com o desenvolvimento do aprendizado, pois em cada estágio do ser humano
há um grau de dificuldade que o meio lhe oferece e há um grau de conhecimento
que ele já possui, seja na idade tenra ou na fase adulta.
Piaget
representam um salto qualitativo na compreensão do desenvolvimento humano, na
medida em que é evidenciada uma tentativa de integração entre o sujeito e o mundo que o circunda.
Pois
uma das grandes sacadas de Piaget em sua pesquisa foi a observação e instruir
para que o professor seja também construtivista e use desta observação do aluno
a evolução do grau de dificuldade a impor em suas aulas.
Teoria de Piaget de que se aprende com o erro
e este faz parte do crescimento e da busca pelo conhecimento se assemelha ao
fato da criança em um determinado processo de conhecimento da língua escrita
“come” letras ou palavras , pois isto, este “erro” faz parte da construção do
conhecimento e este “aprender a aprender” do construtivismo que Piaget também
carrega é muito importante e será levado ainda por muitos anos no sistema de
ensino-aprendizagem nas pedagogias nas escolas.
...“a teoria de Piaget cujas proposições nucleares dão
conta de que a compreensão do desenvolvimento humano equivale à compreensão de
como se dá o processo de constituição do pensamento lógico-formal, matemático.
Tal processo, que é explicado segundo o pressuposto de que existe uma
conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a
conhecer, envolve mecanismos complexos e intrincados que englobam aspectos que
se entrelaçam e se complementam, tais como: o processo de maturação do
organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a
equilibração do organismo ao meio.”
Referencia:
TERRA, Márcia
Regina, O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA
TEORIA DE PIAGET, http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.