Piaget e a qualificação do desenvolvimento Humano


Para contribuir;
Jean Piaget foi um grande pensador e, principalmente um observador de processos de evolução do aprendizado humano. Seu legado é seguido até nossos dias e com muita propriedade pois sua teoria construtivista faz o maior sentido no processo de aprendizagem da criança.
O que me chamou a atenção no material disponibilizado foi a escala de aprendizagem que Piaget fez  da criança desde o nascimento até um desenvolvimento próximo da idade adulta, deixando bem claro  interação do conhecimento genético que o indivíduo traz consigo e o conhecimento de mundo, sendo que este desenvolvimento pode perdurar até que o ser humanos esteja em idade consciente, pois um exemplo prático deste desenvolvimento do aprendizado é um aluno que aos 36 anos retoma os estudos ao ingressar em uma faculdade a distância, com todos os seus desafios diários já incutidos na sua veia, com toda uma situação de profissão estabelecida busca este desafio, isto não está longe das teorias de Piaget com o desenvolvimento do aprendizado, pois em cada estágio do ser humano há um grau de dificuldade que o meio lhe oferece e há um grau de conhecimento que ele já possui, seja na idade tenra ou na fase adulta.
Piaget representam um salto qualitativo na compreensão do desenvolvimento humano, na medida em que é evidenciada uma tentativa de integração  entre o sujeito e o mundo que o circunda.
Pois uma das grandes sacadas de Piaget em sua pesquisa foi a observação e instruir para que o professor seja também construtivista e use desta observação do aluno a evolução do grau de dificuldade a impor em suas aulas.
 Teoria de Piaget de que se aprende com o erro e este faz parte do crescimento e da busca pelo conhecimento se assemelha ao fato da criança em um determinado processo de conhecimento da língua escrita “come” letras ou palavras , pois isto, este “erro” faz parte da construção do conhecimento e este “aprender a aprender” do construtivismo que Piaget também carrega é muito importante e será levado ainda por muitos anos no sistema de ensino-aprendizagem nas pedagogias nas escolas.


...“a teoria de Piaget cujas proposições nucleares dão conta de que a compreensão do desenvolvimento humano equivale à compreensão de como se dá o processo de constituição do pensamento lógico-formal, matemático. Tal processo, que é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer, envolve mecanismos complexos e intrincados que englobam aspectos que se entrelaçam e se complementam, tais como: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a equilibração do organismo ao meio.”
Referencia:
 TERRA, Márcia Regina, O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET, http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm



Comentários