Vazamento de dados de chaves Pix é informado pelo Banco Central




 O Banco Central do Brasil informou ontem, terça-feira (22), a ocorrência de um vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos), em razão de falhas pontuais.

Segundo o BC, os mecanismos de segurança e de monitoramento do sistema de transações instantâneas Pix conseguiram conter a extensão dos dados cadastrais vazados. Dessa forma, apenas 238 chaves de usuários da Phi Pagamentos foram expostas.

A autarquia destacou que essas 238 entradas representam menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transasionais (DICT). O BC também destacou que não foram expostos dados sensíveis.

Portanto, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais não foram comprometidos, de acordo com o BC. O vazamento se limitou ao setor cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas.

O BC informou, ainda, que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do vazamento serão notificadas de forma exclusiva por meio do aplicativo oficial ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

Tanto o BC, quanto a instituição financeira, não usarão quaisquer outros meios para entrar em contato com os usuários afetados. O Banco Central também afirmou que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso.

Comentários