A
Educação a Distância – O Ensino Sem Fronteiras
No
documentário produzido pela graduada no curso de Tecnologia em Multimídia
Digital pela Unisul Virtual, Patrícia Antonelli Artioli, “A Educação a
Distância – O Ensino Sem Fronteiras”, há uma tese de defesa ao Ensino a
Distância (EAD), onde na introdução, no desenvolvimento interno e na conclusão
do conteúdo, professores e adeptos a EAD, por serem pessoas com experiência e
conhecimento no assunto, demonstram inúmeras formas favoráveis a esta
modalidade de ensino. Já estudantes do ensino presencial, que por desinformação,
pré-julgam o EAD com diversas afirmações negativas, sem conhecimento da causa
ou sequer alguma experiência com esta forma de aprendizado, demonstrando em
alguns momentos certo preconceito com a EAD. No tópico: “nossa tecnologia evolui,
e a maneira como aprendemos e ensinamos, continua igual?” A resposta é não, a
EAD está crescendo em nosso país, dados do MEC apontam que há 01 em cada 05
novos alunos de graduação do país que optam pelo ensino a distancia. Muitos
ainda, por falta de informação, discriminam esta forma de acesso ao saber, na primeira
enquete pessoas sem a experiência com a EAD são na maioria contrárias ao ensino
a distância, as suas alegações vão da falta da presença do professor, da
suposta dificuldade de aprendizagem, falta de um incentivador, falta de dados dos
profissionais atuando pós-formados até como é seu trabalho, sua produção. Já os
entrevistados e favoráveis, citaram como pontos positivos a facilidade do
acesso das informações em casa, o grande empenho e dedicação com que os alunos devem
ter para passar as etapas. O documentário mostra dados do MEC, do curso de
educação superior 2009, que os alunos de cursos a distancia têm avaliação igual
ou superior aos do presencial no ENAD. Karine Augusta Zanoni, secretária de
ensino, com 10 anos de experiência em EAD, reforça que alunos da educação a
distância estão tendo no ENADE notas superiores aos presenciais, o estudo ainda
apontou que das 13 áreas que se pode comparar o desempenho dos estudantes de
educação presencial com alunos de EAD em 07 áreas (administração, biologia,
ciências sociais, física, matemática, pedagogia e turismo), ou seja, mais que a
metade, os alunos de EAD foram melhores e apresentaram em média de 50% a mais
de rendimento que os alunos presenciais. No tópico do documentário “EAD - busca
pelo conhecimento”, o depoimento do professor tutor em ensino a distancia
Nelson Machado, filósofo, defendeu a fórmula EAD, afirmando que a presencial
não estava saciando a necessidade de estudo e pesquisas e, principalmente de debates
que ele necessitava e buscava, a EAD pode ter contato com o tipo de educação e
estudo que sempre fez ser entusiasta na EAD, com seu perfil de estrada em que o
aluno passava a ser um estudante e o ensino passou a ser visto como um aprendizado,
onde prevalece a necessidade de comprometimento com aquilo que se idealiza; com
aquilo que se busca, passando a fazer o
trabalho de uma forma sistêmica, coordenada e monitorada por tutores e
professores capacitados para este tipo de educação. “EAD – democratização do
ensino”: Estudante e professora defendem neste quesito a flexibilidade de fazer
os trabalhos em horário adequado às necessidades do estudante. A EAD pode proporcionar
a busca do conhecimento de forma mais dinâmica. “EAD - interatividade e
tecnologia”: A pessoa não aprende quando não quer, afirma professora
entrevistada, alegando as facilidades da tecnologia atual. “EAD é igual a superação”: Sua trajetória destaca a busca e esforço
dos alunos no enfrentamento das dificuldades, a EAD proporciona uma realização pessoal
dos alunos. No tópico sobre “o futuro da EAD”, para o professor Nelson Machado,
o futuro chama-se educação a distancia e, de acordo com Carlos Reis, professor
de literatura portuguesa e feitor da Universidade Aberta de Portugal, a EAD
mudará nosso futuro, em termos que só a falta de visão, a tibieza ou a escassez
de iniciativas conseguirão limitar. O documentário “A Educação a Distância – O
Ensino Sem Fronteiras”, parte para sua conclusão com um diagnóstico muito
relevante - Desde que a instituição seja de confiança e de credibilidade, o
ensino a distancia é da mesma validade do presencial, isto se comprova pelo curso
ser reconhecido pelo MEC, dando plena validade legal para o diploma sendo o equivalente
ao ensino presencial (www.portalead.org.br).
“EAD é uma educação sem fronteiras, pois o aprendizado não se prende a questões
espaciais e ou temporais, o conhecimento viaja pelo tempo e evolui e a maneira
com que aprendemos e ensinamos também está evoluindo. O preconceito e a
resistência a mudanças só atrasam e dificultam a evolução da humanidade”, afirma
a idealizadora do documentário, Patrícia Areoli. Ou seja, as oportunidades
estão disponíveis, basta ter força de vontade e ser perseverante na busca do conhecimento,
esta riqueza inabalável no crescimento do ser humano.
Resumo
do documentário disponível em:
Imagem: seccursos.com
Por:
Gilberto Machado, Aluno EAD - UAB - FURG- Curso de Letras –Português e Espanhol
– Polo Presencial de Sarandi - RS
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