Impressões
sobre a função social da escola
Uma
escola tem sua função social a partir do momento que insere as pessoas em seu
meio, ultrapassando os limites do ensino somente em suas salas de aula e
agregando a si novas tarefas que conjuguem a participação de toda a família, de
seus docentes e discentes.
Existem
várias formas de destacar e expandir as funções sociais da escola, como quando
os alunos realizam um passeio nas proximidades da escola para observar onde e
como pode ser melhorada a participação dos alunos no embelezamento o ambiente
que circunda a escola, tornando-os cidadãos conscientes de que se deve
colaborar com a limpeza, com a arborização, com o trânsito e, principalmente,
com a educação para com os demais.
Além disso, pelo fato de alfabetizar e
tornar cultas as pessoas, já é uma grande função social, pois estes cidadãos
poderão ser reconhecidos como alfabetizados, como conhecedores da língua culta,
das operações matemáticas, dos primeiros conhecimentos científicos, tornando-os
cidadãos capazes de tornar uma sociedade melhor e mais desenvolvida no âmbito
cultural e intelecto, com maiores possibilidades de crescimento individual e
coletivo, sendo esta a principal função social da escola.
Relacionando
esta explanação inicial com o documentário “O menino da internet - A história
de Aaron Swartz”, ( https://www.youtube.com/watch?v=2uj1EeiuK5U ) percebe-se que a escola não é preparada para pessoas com alto
grau de inteligência, como ocorreu com o menino, pois ele mencionou no
documentário que estava decepcionado com a escola, ele não gostava os
professores, achava ele dominadores e controladores, a iaô de casa era uma
espécie de farsa, eles forçavam a fazer muito trabalho, sendo que Aaron mesmo
começou a ler história da educação e como o sistema educacional foi
desenvolvido, sabendo assim formas alternativas onde as pessoas pudessem
realmente aprender as coisas ao invés de ficarem regurgitando fatos que os
professores lhes diziam e este tipo de caminho o levou a questionar as coisas.
Aaron
questionou a escola em que estava, questionou a sociedade que construiu a
escola, questionou as empresas para quais as escolas estavam trei
nando as
pessoas e questionou o governo, que configurou toda esta estrutura.
O
que deve ser função social da escola pode ser equivalente ao que foi o legado
de Aaron Swartz na tentativa de democratizar o acesso à informação, algo que
realizou em sua função de hacker, porém por tentar abrir informações preciosas
ao coletivo e bloqueadas no sistema de uma empresa, ele foi penalizado. A função
social da escola é abrir os conhecimentos ao coletivo, interagir com os alunos
e a comunidade, fazendo com que os conhecimentos não fiquem apenas nas
bibliotecas e nos bancos das salas de aula, que estejam disponíveis a todos a
qualquer momento.
Bertold
Brecht, em seu poema “A Indiferença”, retrata o que pode ser relacionado com a
função social do individuo perante os outros, pois esta indiferença de quem não
se importa com ninguém acaba com ninguém se importando com este alguém, se o
conhecimento é recluso ao nosso interior e não compartilhado para o bem dos
demais, estes não terão o conhecimento necessário para te ajudar em atos
futuros, ou seja, como escreveu Cora Coralina – “Feliz aquele que transfere o
que sabe e aprende o que ensina”. A função social de compartilhar seus
conhecimentos é determinante para que você também adquira com esta vivência
maior experiência cultural transformando isto em um intercâmbio de informações.
“A Indiferença” escrita por Bertold Brecht retrata a pessoa ou instituição que
não realiza nenhum tipo de comunhão de saber, não socializa e não compartilha
compaixão e a recíproca fatalmente é a mesma, pois não há com quem contar em
seu momento de aprisionamento. Não deixemos que a indiferença tome conta de
nossos corações, compartilhemos toda e qualquer informação, mantenhamos o
espírito semelhante ao de Aaron Swartz auxiliando a escola neste papel de
cumprir sua função social.
Em
nossas cidades próximas à Sarandi, e aqui mesmo, temos um exemplo prático desta
função social quando o Programa União Faz a Vida é posto em prática,
impulsionados pela cooperativa de crédito Sicredi as comunidades escolares
realizam várias atividades de cooperação na educação elevando a níveis práticos
as ações desempenhadas em seminários e trabalhos de interação entre as
entidades educacionais e seus alunos e professores. Trabalhos que fazem com que
os alunos sintam-se inseridos no bairro e na cidade, levar pais, conhecidos e
familiares para dar seus depoimentos valorizando as pessoas da comunidade
levando-as para um diálogo com os alunos.[1]
[1] Disponível em : http://www.auniaofazavida.com.br/projetos_vejaosprojetos/?start=40
acesso em 29.10.14 às 21h26min.
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