ESTÁGIO LP - TURMA TOTALIDADE 5 - EJA - ESCOLA E. E. F. DR. JOÃO C. MACHADO

Plano geral
Dados de identificação:
Instituição: FURG
Disciplina: Língua Portuguesa
Estagiário: Gilberto Machado
Escola: Estadual de Ensino Fund. Dr. João C. Machado
Classe: (7º Ano Ensino Fundamental, EJA Totalidade 5)

Tema da unidade: Construção textual e expressão oral

Período de realização: Setembro e outubro 2016

Público Alvo: 20 estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Machado
     
Justificativa:
      O tema tem o propósito de unir a atividade de sala de aula, o estudo da gramática, da ortografia, da criação de um léxico aos estudantes, com o fato de que estes alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos precisam estar preparados para o mercado de trabalho, para as dificuldades que encontram diariamente nas formas de expressão e comunicação, tanto escrita quanto oral.
       O tema da “construção textual e expressão oral”, vem de encontro com a demanda que estes e outros alunos encontram em seu dia-a-dia, nas seleções de emprego ou nas diferentes formas de uso da linguagem, que exigem do indivíduo um conhecimento de mundo maior que o seu habitat familiar ou de seu círculo de amigos da rua ou bairro.     

Objetivos:
     - Objetivo Geral:
- Trabalhar as diferentes formas de expressão da linguagem, oral e escrita, para que os alunos busquem a prática da boa leitura e da construção de uma boa ortografia e sua expressão comunicativa.
     - Objetivos Específicos:
- Formar cidadãos éticos e comunicativos
- Abrir novo horizonte nas diferentes formas do uso idioma pátrio
- Estabelecer maior gosto pela leitura e escrita aos alunos
- Motivar os alunos a reconhecerem através das diferentes leituras que elas serão ferramentas vitais para o seu crescimento intelectual
- Organizar trabalhos em grupo para a troca de experiências
- Fazer através da modalidade de apresentação por cartas o uso correto dos pronomes pessoais e a conjugação nos tempos verbais adequados em seu texto
- Através de atividades descontraídas e interativas fazer com que os alunos aprendam de forma mais prazerosa e descontraída
- Utilizar de recursos tecnológicos, como a publicação de textos em blog, para que os alunos possam propagar o seu esforço através desta ferramenta e outras afins
- Realizar avaliação integral, toda a aula é uma prova, toda a participação e interesse do aluno contam como quesito positivo na aprendizagem


Estratégias Metodológicas:
- Exibição de áudios e vídeos
- Distribuição de material impresso para acompanhamento dos áudios e vídeos
- Apresentação de escrita dos alunos aos colegas através da produção de cartas de auto-apresentação
- Formação de grupos de leitura para que todos leiam o trecho de uma das obras apresentadas
- Explanação e orientação das diferentes formas de produção textual, desde carta informal até ofícios e trabalhos acadêmicos (apenas breve explanação e entrega de exemplos impressos)
- Publicação em blog dos textos produzidos com o tema de personalidade expresso com a música “Ninguém é igual a ninguém” da banda gaúcha de rock Engenheiros do Hawai (Humberto Gessinger).
- Trabalho com as figuras de linguagem. Análise das ocorrências de metáfora na música “Dois rios” com Skank (Lô Borges / Nando Reis / Samuel Rosa)
- Preenchimento de currículo e ficha de empregos fornecidos por empresa local
- Trabalho final de encenação da música “Milho aos pombos” de Zé Geraldo, trabalho de expressão da comunicação através da arte


Conteúdos trabalhados:

- Leitura, interpretação e produção de textos
- Pronomes pessoais e conjugação verbal em primeira pessoa
- Metáfora figura de linguagem
- Expressão e comunicação textual e oral (Auto-apresentação e leitura)
- Escrever para os outros lerem
- Representar expressões de linguagem através de arte da encenação

Recursos:
- Folhas impressas com textos
- Notebook
- Aparelho de som para a reprodução de músicas
- Lousa
- Máquina fotográfica (filmadora) digital
- Material humano (Professor e alunos)

Avaliação:

O projeto será considerado satisfatório se promover situações de aprendizagem relacionadas aos conteúdos trabalhados, ou seja, se os alunos reconhecerem o uso e a função dos pronomes, lerem, interpretarem e recriarem letras de músicas e textos de auto-apresentação e preenchimento de fichas de emprego e currículo, necessários de forma prática para mercado de trabalho, identificarem as figuras de linguagem, como a metáfora, evoluírem na leitura e na escrita e no comportamento em geral.
Conversa individual de avaliação com cada aluno para que ele perceba os pontos a melhorar dentro do propósito da disciplina.


Referências:


BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

TERRA, Ernani. Português para Ensino Médio: Língua, literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani terra & José de Nicola, Floriana Toscano Cavallete.   A correspondência e suas linguagens, p. 595 – São Paulo: Scipione, 2002. – (Série Parâmetros)

MILHO AOS POMBOS. Zé Geraldo. Disponível em:  https://www.letras.mus.br/ze-geraldo/299869/

DOIS RIOS. Skank (Lô Borges / Nando Reis / Samuel Rosa). Disponível em: https://www.letras.mus.br/skank/71463/

NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM.  Engenheiros do Hawai (Humberto Gessinger). Disponível em: https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/12894/

WEBER, Darlene. Projeto de Extensão “Estudos De Linguagem”. Dicas de Língua Portuguesa – 1. FURG, Rio Grande, RS, 2016.

Observações:

O estagiário observou uma semana de aulas da professora regente antes de aplicar este plano.



Comentários