Plano geral
Instituição: FURG
Disciplina: Língua
Portuguesa
Estagiário: Gilberto
Machado
Escola: Estadual
de Ensino Fund. Dr. João C. Machado
Classe: (7º
Ano Ensino Fundamental, EJA Totalidade 5)
Tema da unidade: Construção textual e expressão
oral
Período de realização: Setembro e outubro 2016
Público Alvo: 20 estudantes da Educação de Jovens e Adultos
da Escola Machado
Justificativa:
O
tema tem o propósito de unir a atividade de sala de aula, o estudo da gramática,
da ortografia, da criação de um léxico aos estudantes, com o fato de que estes
alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos precisam estar preparados para o
mercado de trabalho, para as dificuldades que encontram diariamente nas formas
de expressão e comunicação, tanto escrita quanto oral.
O tema da “construção textual e expressão oral”,
vem de encontro com a demanda que estes e outros alunos encontram em seu
dia-a-dia, nas seleções de emprego ou nas diferentes formas de uso da linguagem,
que exigem do indivíduo um conhecimento de mundo maior que o seu habitat
familiar ou de seu círculo de amigos da rua ou bairro.
Objetivos:
- Objetivo Geral:
- Trabalhar as diferentes formas de expressão
da linguagem, oral e escrita, para que os alunos busquem a prática da boa
leitura e da construção de uma boa ortografia e sua expressão comunicativa.
- Objetivos Específicos:
- Formar cidadãos éticos e comunicativos
- Abrir novo horizonte nas diferentes formas
do uso idioma pátrio
- Estabelecer maior gosto pela leitura e
escrita aos alunos
- Motivar os alunos a reconhecerem através das
diferentes leituras que elas serão ferramentas vitais para o seu crescimento
intelectual
- Organizar trabalhos em grupo para a troca de
experiências
- Fazer através da modalidade de apresentação
por cartas o uso correto dos pronomes pessoais e a conjugação nos tempos
verbais adequados em seu texto
- Através de atividades descontraídas e
interativas fazer com que os alunos aprendam de forma mais prazerosa e descontraída
- Utilizar de recursos tecnológicos, como a
publicação de textos em blog, para que os alunos possam propagar o seu esforço
através desta ferramenta e outras afins
- Realizar avaliação integral, toda a aula é
uma prova, toda a participação e interesse do aluno contam como quesito
positivo na aprendizagem
Estratégias
Metodológicas:
- Exibição de áudios e vídeos
- Distribuição de material impresso para
acompanhamento dos áudios e vídeos
- Apresentação de escrita dos alunos aos
colegas através da produção de cartas de auto-apresentação
- Formação de grupos de leitura para que
todos leiam o trecho de uma das obras apresentadas
- Explanação e orientação das diferentes
formas de produção textual, desde carta informal até ofícios e trabalhos acadêmicos
(apenas breve explanação e entrega de exemplos impressos)
- Publicação em blog dos textos produzidos
com o tema de personalidade expresso com a música “Ninguém é igual a ninguém”
da banda gaúcha de rock Engenheiros do Hawai (Humberto Gessinger).
- Trabalho com as figuras de linguagem.
Análise das ocorrências de metáfora na música “Dois rios” com Skank (Lô Borges
/ Nando Reis / Samuel Rosa)
- Preenchimento de currículo e ficha de
empregos fornecidos por empresa local
- Trabalho final de encenação da música
“Milho aos pombos” de Zé Geraldo, trabalho de expressão da comunicação através
da arte
Conteúdos
trabalhados:
- Leitura, interpretação e
produção de textos
- Pronomes pessoais e conjugação
verbal em primeira pessoa
- Metáfora figura de linguagem
- Expressão e comunicação textual
e oral (Auto-apresentação e leitura)
- Escrever para os outros lerem
- Representar expressões de
linguagem através de arte da encenação
Recursos:
- Folhas impressas com textos
- Notebook
- Aparelho de som para a reprodução de músicas
- Lousa
- Máquina fotográfica (filmadora) digital
- Material humano (Professor e alunos)
Avaliação:
O projeto será
considerado satisfatório se promover situações de aprendizagem relacionadas aos
conteúdos trabalhados, ou seja, se os alunos reconhecerem o uso e a função dos
pronomes, lerem, interpretarem e recriarem letras de músicas e textos de
auto-apresentação e preenchimento de fichas de emprego e currículo, necessários
de forma prática para mercado de trabalho, identificarem as figuras de
linguagem, como a metáfora, evoluírem na leitura e na escrita e no
comportamento em geral.
Conversa
individual de avaliação com cada aluno para que ele perceba os pontos a
melhorar dentro do propósito da disciplina.
Referências:
BECHARA,
Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.
37ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
TERRA, Ernani.
Português para Ensino Médio: Língua,
literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani terra & José de
Nicola, Floriana Toscano Cavallete. A correspondência e suas linguagens, p.
595 – São Paulo: Scipione, 2002. – (Série Parâmetros)
MILHO AOS
POMBOS. Zé Geraldo. Disponível em: https://www.letras.mus.br/ze-geraldo/299869/
DOIS RIOS. Skank (Lô Borges / Nando Reis /
Samuel Rosa). Disponível em: https://www.letras.mus.br/skank/71463/
NINGUÉM
É IGUAL A NINGUÉM. Engenheiros do Hawai
(Humberto Gessinger). Disponível em: https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/12894/
WEBER,
Darlene. Projeto de Extensão “Estudos De Linguagem”. Dicas de Língua Portuguesa
– 1. FURG, Rio Grande, RS, 2016.
Observações:
O estagiário
observou uma semana de aulas da professora regente antes de aplicar este plano.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.