EDUCANDO PARA A EXCELÊNCIA

DE OLIVEIRA, Stela Maris Martins. I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva: Educando para a Excelência. Sarandi: CERI Crescer, UPF, 2016.
                                                      Por Gilberto Machado[1]

            Diversos temas ligados à infância, adolescência e a educação em geral foram discutidos com o foco da inclusão no I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva, ocorrido no dia 22 de outubro de 2016 no Salão de Atos da UPF Campus Sarandi, promovido pelo Centro de Educação e Recreação Infantil Crescer da cidade de Sarandi e que teve a participação de professores do município sede  e de demais cidades da região, sendo a entrada um KG de alimento a ser doado às APAEs do municípios da região de Sarandi.
            A professora de Geografia, Coordenadora Pedagógica, Especialista em Educação e Sexualidade, com atuação na cidade de Gravataí/RS, Stela Maris Martins de Oliveira, abordou o tema “Educando para a Excelência” levando aos educadores presentes ao Seminário uma grande motivação em continuarem sendo professores e terem orgulho disto, sua fala foi tomada de chamadas para a reflexão sobre como estamos educando nossos alunos e filhos, como nos deparamos com os problemas do dia-a-dia e, principalmente como fazemos a inclusão da forma devida.
            Stela se autointitula como palestrante e que tem a grande missão do desenvolvimento integral do ser humano, de acordo com a palestrante e professora, o “estímulo” é o mais importante para educar para a excelência, o educador deve deixar a sua marca positiva na vida dos seus alunos, deve exercer a liderança com carisma, afetividade, estabelecer limites e valorizar os acertos, tanto como educador como pai e mãe.
            Os papéis estão se invertendo disse Stela, pois se observarmos o comportamento de pais com filhos e filhas as crianças mandam em seus pais, e o pior, os pais obedecem, indo contra o equilíbrio natural das coisas, não pode existir isso, pois criança é criança.
            De acordo com Stela, os alunos se apresentam em algumas vezes cheios de problemas no ambiente escolar e os pais vêm pedir ajuda da escola para sanar estes problemas. Na maioria das vezes a estrutura familiar é o grande problema que reflete no desempenho da criança na escola. Esta desestruturação familiar deve ser constatada pelo educador para uma melhor compreensão da dificuldade e da mudança de comportamento do aluno. Pois às vezes os problemas não neurológicos nem físicos, são problemas emocionais que abalam o desenvolvimento escolar das crianças.
            Dentre todas as palavras de motivação para os educadores presentes ao evento de Educação Inclusiva, a educadora sempre enfatizou o fazer com amor, o fazer com vontade e o fazer com orgulho de ser educador. Temos que deixar nossa marca nas pessoas com quem convivemos e, principalmente nas que educamos.
            “Deixe sua marca, faça a diferença pra sua vida e paras as pessoas que convivem com vocês, todas as pessoas, seja na família, seja seus alunos, cada um de nós tem o poder de mudar os rumos da educação, faça a sua parte, afinal nós temos todos os recursos de educar para a excelência e também para formar talentos” – Finalizou de forma feliz a palestrante do I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva de Sarandi, promovido pela escola Crescer, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, APAE e profissionais da área da Psicologia, imprensa  e comércio local.





           




[1] Acadêmico do Curso de Letras Espanhol pela UAB-FURG, 7º Semestre, Professor Estagiário.

Comentários

  1. Eterna gratidão Gilberto pelo teu post. Estava navegando pelo google hoje e encontrei o teu artigo. Fico feliz de ter contribuido de alguma forma. Para mim foi uma grande honra ter estado com vocês. Conte comigo sempre. Um grande abraço. Se quiseres me acompanhar, segue as minhas redes. www.facebook.com/stelamarispalestrante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar.