DE OLIVEIRA,
Stela Maris Martins. I Seminário
Regional Sobre Educação Inclusiva: Educando para a Excelência. Sarandi: CERI Crescer, UPF, 2016.
Por
Gilberto Machado[1]
Diversos temas ligados à infância,
adolescência e a educação em geral foram discutidos com o foco da inclusão no I
Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva, ocorrido no dia 22 de outubro de
2016 no Salão de Atos da UPF Campus Sarandi, promovido pelo Centro de Educação
e Recreação Infantil Crescer da cidade de Sarandi e que teve a participação de
professores do município sede e de
demais cidades da região, sendo a entrada um KG de alimento a ser doado às
APAEs do municípios da região de Sarandi.
A professora de Geografia,
Coordenadora Pedagógica, Especialista em Educação e Sexualidade, com atuação na
cidade de Gravataí/RS, Stela Maris Martins de Oliveira, abordou o tema
“Educando para a Excelência” levando aos educadores presentes ao Seminário uma
grande motivação em continuarem sendo professores e terem orgulho disto, sua
fala foi tomada de chamadas para a reflexão sobre como estamos educando nossos
alunos e filhos, como nos deparamos com os problemas do dia-a-dia e,
principalmente como fazemos a inclusão da forma devida.
Stela se autointitula como
palestrante e que tem a grande missão do desenvolvimento integral do ser
humano, de acordo com a palestrante e professora, o “estímulo” é o mais
importante para educar para a excelência, o educador deve deixar a sua marca
positiva na vida dos seus alunos, deve exercer a liderança com carisma,
afetividade, estabelecer limites e valorizar os acertos, tanto como educador
como pai e mãe.
Os papéis estão se invertendo disse
Stela, pois se observarmos o comportamento de pais com filhos e filhas as
crianças mandam em seus pais, e o pior, os pais obedecem, indo contra o
equilíbrio natural das coisas, não pode existir isso, pois criança é criança.
De acordo com Stela, os alunos se
apresentam em algumas vezes cheios de problemas no ambiente escolar e os pais
vêm pedir ajuda da escola para sanar estes problemas. Na maioria das vezes a
estrutura familiar é o grande problema que reflete no desempenho da criança na
escola. Esta desestruturação familiar deve ser constatada pelo educador para
uma melhor compreensão da dificuldade e da mudança de comportamento do aluno. Pois
às vezes os problemas não neurológicos nem físicos, são problemas emocionais
que abalam o desenvolvimento escolar das crianças.
Dentre todas as palavras de
motivação para os educadores presentes ao evento de Educação Inclusiva, a
educadora sempre enfatizou o fazer com amor, o fazer com vontade e o fazer com
orgulho de ser educador. Temos que deixar nossa marca nas pessoas com quem
convivemos e, principalmente nas que educamos.
“Deixe sua marca, faça a diferença pra
sua vida e paras as pessoas que convivem com vocês, todas as pessoas, seja na
família, seja seus alunos, cada um de nós tem o poder de mudar os rumos da
educação, faça a sua parte, afinal nós temos todos os recursos de educar para a
excelência e também para formar talentos” – Finalizou de forma feliz a
palestrante do I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva de Sarandi,
promovido pela escola Crescer, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação,
APAE e profissionais da área da Psicologia, imprensa e comércio local.
Eterna gratidão Gilberto pelo teu post. Estava navegando pelo google hoje e encontrei o teu artigo. Fico feliz de ter contribuido de alguma forma. Para mim foi uma grande honra ter estado com vocês. Conte comigo sempre. Um grande abraço. Se quiseres me acompanhar, segue as minhas redes. www.facebook.com/stelamarispalestrante
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