GROSSI, Eline Ester. I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva: Deficiência, corpo e Psicologia – muito além das aparências. Sarandi: CERI Crescer, UPF, 2016. Por Gilberto Machado

GROSSI, Eline Ester. I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva: Deficiência, corpo e Psicologia – muito além das aparências. Sarandi: CERI Crescer, UPF, 2016.
Por Gilberto Machado[1]

            Diversos temas ligados à infância, adolescência e a educação em geral foram discutidos com o foco da inclusão no I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva, ocorrido no dia 22 de outubro de 2016 no Salão de Atos da UPF Campus Sarandi, promovido pelo Centro de Educação e Recreação Infantil Crescer da cidade de Sarandi e que teve a participação de professores do município sede  e de demais cidades da região, sendo a entrada um KG de alimento a ser doado às APAEs do municípios da região de Sarandi.
            A psicóloga, escritora e pós-graduanda em Saúde Mental, Eline Ester Grossi, emocionou aos presentes ao evento, em sua fala sobre sua cadeira de rodas, com múltiplas deficiências físicas impostas por uma doença degenerativa que a atacou aos 8 anos de idade, Eline arrancou aplausos e lágrimas na tarde em que palestrou.
            Ser especial é ser diferente, porém isto não foi obstáculo para a menina nascida e criada na cidade do interior do Rio Grande do Sul, Rondinha. Após ser acometida pela doença que a deixou na cadeira de rodas como sendo sua única forma de locomoção e sendo totalmente dependente de outras pessoas para viver, Eline buscou nos estudos uma forma de superação, o incentivo e o cuidado constante de sua mãe foram, segundo ela essenciais para que a doença não lhe tirasse a vontade de viver  e até de fazer uma faculdade em uma cidade distante 100 KM de sua casa, tendo de enfrentar a estrada durante os anos de sua formação.
            Além de ser eternamente grata à família e amigos, Eline tem em suas professoras um carinho muito especial, pois mesmo sem a questão da inclusão na educação não ser ainda um tema tão debatido nos anos 90 e início de 2000, suas mestras foram muito compreensivas e dispostas a lhe ajudar a seguir na vida escolar e, posteriormente acadêmica, mesmo com as dificuldades que a grave doença lha impunha.
            Sem dúvida nenhuma, afirmo sem temer que Eline é uma das maiores provas vivas de superação que já conheci, já havia ouvido sua história, mas de forma vaga e sem muitos detalhes, mas depois do I Seminário Regional Sobre Educação Inclusiva acabei conhecendo através da própria Eline sua linda história de superação que ainda segue pois a doença ainda lhe surra com fortes dores e a sua mobilidade ficou avariada para sempre.
            Eline usou de sua árdua experiência com a doença para fazer seu TCC do Curso de Psicologia na UPF Passo Fundo, pois nenhum outro tema seria tão pertinente quanto ela contar sua história de  superação, incluindo teóricos da Psicologia em seu trabalho de conclusão na academia, local que muito bem a acolheu após uma professora de sua cidade conseguir de forma silenciosa uma bolsa especial na UPF para que Eline pudesse cursar a Psicologia, provando aí o importante papel do professor na questão de mudar a vida das pessoas e a execução do bordão clichê que não canso de repetir “ Tu te tornas responsável por aquilo que cativas” (Saint Exuperry, Pequeno Príncipe).
            Eline encontrou também na fotografia uma linda forma de encontro consigo mesma e o processo de autovalorização e desinibição diante das lentes a ajudou muito no desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida.
            Portanto educador, professor, mestre, seja você de que nível de ensino trabalhas, cative, ame, faça com amor o dever de ensinar, mas acima de tudo transforme, viva, faça a diferença na vida de quem tu educa, de quem espere de ti uma palavra de sabedoria e, se a palavra não surgir, não te preocupes, a atenção, o carinho e o incentivo para que teu aluno busque o conhecimento são maiores que quaisquer respostas exatas sobre qualquer conteúdo que seja; pense nisso e boa jornada.



           (foto: http://ngrevista.com.br/a-vontade-de-conquistar-meus-sonhos-vai-alem-das-minhas-limitacoes-diz-aluna-da-upf/) 





[1] Acadêmico do Curso de Letras Espanhol pela UAB-FURG, 7º Semestre, Professor Estagiário.

Comentários