UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
INSTITUTO DE
LETRAS E ARTES - ILA
CONSTRUÇÃO
TEXTUAL E EXPRESSÃO ORAL
Gilberto
Machado
Sarandi,
25 de novembro de 2016.
GILBERTO MACHADO
CONSTRUÇÃO
TEXTUAL E EXPRESSÃO ORAL
Relatório de estágio apresentado à
disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I da Universidade
Federal do Rio Grande, como parte dos requisitos necessários para a conclusão
do curso de Licenciatura em Letras.
Professor Orientador: Luiz Felipe Voss Espinelly
Sarandi, 25 de novembro de 2016.
Dedico este trabalho à minha amada
família que compreendeu os momentos em que as privei do convívio comigo em
momentos diversos do dia-a-dia e de lazer. Agradeço ao Divino Criador que me
proporciona aos 39 anos estar prestes à conclusão de um Curso Superior, algo
tão sonhado e que as circunstâncias da vida não haviam deixado realizar. Obrigado
RH Aurora Alimentos, direção, professores e colaboradores da Escola Machado. Agradeço
ao professores da FURG em geral que estiveram e ainda estão conosco nesta luta
em formar uma turma de Letras/Espanhol EaD em minha cidade de Sarandi, tão
distante de Rio grande. Meus sinceros agradecimentos a todos.
“Ensinar exige compreender que a educação é uma forma
de intervenção no mundo.” – Paulo Freire
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................05
1.1 DELIMITAÇÃO DOS ASSUNTOS E DOS OBJETIVOS PROPOSTOS..........05
1.2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DA TURMA...............................07
1.3 ITENS QUE CONSTAM NO RELATÓRIO.....................................................
08
2. PROPOSTA DE
TRABALHO.............................................................................
09
3.
CRONOGRAMA..................................................................................................
11
4. LISTA DE
FREQUÊNCIA...................................................................................
11
5. PLANO
GERAL....................................................................................................
12
6. PLANOS DE
AULA.............................................................................................. 16
7. ANÁLISE DA PRÁXIS..........................................................................................
59
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................
59
9. ANEXOS..................................................................................................................
61
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo
relatar a experiência de estágio vivenciada na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Dr. João Carlos Machado, na cidade de Sarandi, em uma turma de EJA-
Educação de Jovens e Adultos Totalidade 05, equivalente a 8º ano, na área de
Língua Portuguesa.
O estágio de licenciatura é uma
exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e possibilita ao futuro
professor obter um contato direto com a realidade da sala de aula e aplicar os
conteúdos estudados durante a graduação. Sendo assim, o estágio supervisionado
se torna um espaço onde é possível aliar teoria e prática e representa um
período de transição de aluno para professor.
Além disso, o período de estágio conta
com a supervisão de um professor, neste caso a professora Clenir Bonavigo, o
que possibilita ao professor em formação trocar experiências e receber
orientações fundamentais para a prática docente no relatório.
1.1 Delimitação
dos assuntos e dos objetivos propostos
O tema do
estágio da disciplina de Língua Portuguesa tem o propósito de unir a atividade
de sala de aula, o estudo da gramática, da ortografia, da criação de um léxico
aos estudantes, com o fato de que estes alunos da EJA – Educação de Jovens e
Adultos precisarem estar preparados para o mercado de trabalho, para as dificuldades
que encontram diariamente nas formas de expressão e comunicação, tanto escrita
quanto oral. Pois, como diria Freire: Ensinar
exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
(FREIRE, 1996, p.98)
O tema da “Construção Textual e Expressão Oral”,
vem de encontro com a demanda que estes e outros alunos encontram em seu
dia-a-dia, nas seleções de emprego ou nas diferentes formas de uso da
linguagem, que exigem do indivíduo um conhecimento de mundo maior que o seu
habitat familiar ou de seu círculo de amigos da rua ou bairro.
Pode-se contextualizar isto se
utilizando do trabalho de pesquisa “Leitura e Produção Textual: uma proposta de
interação teórica-prática”, da Profª. Doutoranda Marcilene de Assis Alves de
Araújo e da Mestranda Ilka da Graça Baía de Araújo que traz o seguinte trecho:
[...] Segundo Araújo & Florão
(2004), um método pode ser uma teoria do conhecimento; uma metodologia de
ensino; uma forma de aprender; uma forma de ensinar ou; muito mais. O ME ao ser
elaborado teve como base teórica Paulo Freire, o qual concebe a educação como
uma forma de transformação social através de experiências e enriquecimento do
vocabulário, pela problematização e busca de soluções através do diálogo.
Afirma que não há como separar educação e política, nem pedagogia e ideologia.
Paulo Freire considera que a educação é por sua natureza uma atividade política
(FREIRE, 1995 apud ARAÚJO E FLORÃO, 2004, p.1).
Este formato de projeto de estágio em
substituição de professor titular teve total apoio e liberdade de ação por
parte da professora da disciplina da turma, de acordo com ela o estagiário vem
com as idéias quentes do forno da academia e isso contribui muito para o
desenvolvimento do ensino da escola, pois com as problemáticas que a educação
pública do Estado passa este “novo gás” é de uma utilidade ímpar para todo o
sistema educacional.
O porquê de trabalhar com a produção de
textos e, com a melhora da capacidade de comunicação dos alunos para o ambiente
externo da sala de aula, podem ser justificados com o trecho de um trabalho de
pesquisa a seguir, apresentado em nosso curso de Letras na disciplina de
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura, onde no Artigo “O
projeto didático de Suassuna, Melo e Coelho (2006, p. 227), destaca que deve
haver mais produção do aluno em sala de aula, saindo apenas do estudo de regras
gramaticais e redações escolares:
[...] Em virtude da
concepção de linguagem como sistema/código – dominante por um longo tempo -, o
ensino de português centrou-se nas regras gramaticais que normatizam a
variedade lingüística padrão, apresentada nas gramáticas tradicionais, com
bases em exemplos da literatura, como modelo de bom uso da língua. Na verdade,
nem mesmo descrição/análise lingüística se faz na maioria das escolas: o mais
comum é que os alunos apliquem o produto de análises prévias (realizadas pelos
gramáticos) a dados lingüísticos quaisquer (comumente frases soltas, retiradas
de seus espaços autênticos de circulação). Este tipo de ensino vem caracterizando
a aula de português muito mais como reconhecimento
e reprodução do que conhecimento e
produção.
Sendo assim, a produção textual
manuscrita e as diferentes formas de pesquisa, com a exigência de citação de
referências bibliográficas do tema pesquisado para a produção dos textos, obteve
do professor estagiário um importante papel de “mediador/provocador”,
estimulando a pesquisa e a leitura para embasar as produções textuais de seus
alunos.
1.2
Caracterização da instituição e da turma
A Escola Dr. João Carlos Machado está
situada no centro da cidade de Sarandi e tem por sua filosofia: “Educar para o
exercício da cidadania”. Revendo a história da Escola, revemos também a
história de Sarandi, pois a sua criação antecede a do município.
O Grupo Escolar, como era chamado, teve
seu nascimento através do Decreto de criação nº 5828 de 15/02/1934, tendo sido
instalada em 24/07/1934. Tendo como primeira diretora a professora Ana Luzia
Teixeira Feil. O Grupo Escolar, apesar de ter sido criado em 24/07/1934, só foi
inaugurado em 05/05/1935, nesta ocasião recebeu o nome de Dr. João Carlos
Machado, em homenagem ao estadista gaúcho, que foi um dos membros mais notório
do Partido Republicano Liberal, ocupando cadeira na Assembléia Estadual.
Com o passar dos anos, conseqüentemente
teve o aumento da clientela, houve a necessidade de se construir uma nova
escola, com melhores condições. Através da doação do terreno da Prefeitura, o cidadão
João Tesser oportunizou a construção desta escola, situada na Rua Armínio da
Silva. Neste mesmo ano criou-se, em assembléia com 44 pais presentes o Círculo
de Pais e mestres e foi eleito o Sr. Luiz Fávero como presidente. Finalmente em
1943, deu-se a inauguração do novo prédio da Escola. Neste ano o corpo Discente
já contava com 225 alunos, distribuídos em 08 turmas, ainda neste ano, devido
ao aumento da clientela, fez-se necessário ocupar as antigas instalações da
escola para atender a demanda. Em 1947 foi criado na Escola, o Ensino
Supletivo.
Hoje denominada Escola Estadual de
Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado tem como Diretora a Professora
Adiles Carpenedo Demarchi. Atende as modalidades de Ensino Fundamental Regular
– 1º ano ao 9º ano diurno e EJA- Educação de Jovens e Adultos no Ensino
Fundamental noturno. Estão matriculados mais de 400 alunos, distribuídos em
três turnos e conta com um corpo docente de mais de 30 professores e 12
funcionários. A escola possui duas salas com projetor multimídia, sala de
informática, biblioteca e salas de aula, além de sala de professores, direção e
coordenação pedagógica.
Como citado logo mais acima, o estágio
foi realizado em uma turma de EJA Totalidade 5 (Cinco), equivalente ao 8º ano
do Ensino Fundamental, regido pela professora Clenir Bonavigo, que atua no
turno diurno com Língua Portuguesa em diversas turmas na escola e à noite com a
mesma disciplina nas turmas de EJA.
A turma “5”, como é carinhosamente
chamada por todos os professores, possui 20 alunos matriculados, porém a
freqüência média é de 15 a 17 alunos nas aulas que ocorrem de segunda-feira a
sexta-feira no turno da noite, com uma média de idade entre os 15 e os 20 anos,
com dois alunos na faixa dos 30 anos. Alguns já são pais ou mães e também
trabalham durante o dia, os demais tem a freqüência à escola como fator de
obrigatoriedade monitorada pelo Conselho Tutelar, devido a idade que possuem. A
grande maioria dos alunos é de moradores de bairros da cidade e utilizam-se do
transporte público escolar do município para chegarem até a escola.
A interação dos alunos e a obediência no
cumprimento das tarefas não são unânimes, porém, a maioria realizou os
exercícios solicitados e participou ativamente das aulas, respeitadas as suas
limitações individuais e coletivas, pois alguns temas lhes eram completamente
novos ou ainda não haviam sido abordados de tal maneira em sala de aula desde
que estes a freqüentavam, incluindo anos inicias e ensino regular em outras
escolas. A didática aplicada no estágio foi bem aceita pela turma que elogiou o
trabalho por diversas vezes, mesmo assim teve que ser chamada atenção em alguns
momentos de conversa excessiva e constante.
1.3
Itens que constam no relatório
Para a especificação do trabalho realizado na
turma EJA Totalidade 5 no período do estágio, serão abordados os seguintes
assuntos para a melhor sistematização da apresentação das atividades: proposta
de trabalho, cronograma, lista de freqüência, plano geral, planos de aula,
análise da práxis e anexos.
2.
Proposta de trabalho
Para a realização do estágio com a turma
de EJA o tema proposto foi “construção textual e expressão oral”, com o propósito de unir a atividade de sala de aula,
o estudo da gramática, da ortografia, da criação de um léxico aos estudantes,
com o fato de que estes alunos da EJA precisam estar preparados para o mercado
de trabalho, para as dificuldades que encontram diariamente nas formas de
expressão e comunicação, tanto escrita quanto oral.
Este tema foi escolhido devido a idade
dos alunos e a dificuldade deles em realizar produções textuais dentro das
normas exigidas pelos diversos níveis de ensino, como por exemplo, introdução,
desenvolvimento e conclusão e, principalmente incentivar e ensinar aos alunos a
fazerem pesquisas de diversos temas e de alguns específicos com a devida
referência bibliográfica, atividade que ainda desconheciam ou não eram
incentivados a fazer como atividade escolar.
A didática aplicada na execução dos
planos de aula foi ajustada para o aluno, para suprir suas necessidades e fazer
com que ele aprenda a buscar por si só o conhecimento, sendo impulsionado e
cobrado pelo professor para que se mantenha no foco da atividade proposta.
A interação através de músicas e
videoclipes esteve presente no desenvolver do estágio para que houvesse uma
fuga da monotonia do conteúdo por conteúdo, da fala cansativa do professor
passando a gramática, sendo que os alunos vinham de uma jornada de trabalho ou
outras atividades em seus dias.
Como fazer com que alunos que escrevem
somente em redes sociais em seus smartphones peguem papel e caneta, busquem
temas nestes mesmos smartphones e assim façam suas produções textuais foi o
principal desafio deste estágio. Por isso a proposta de ser um professor mediador como orienta Libâneo:
[...] Numa formulação
sintética, boa didática significa um tipo de trabalho na sala de aula em que o
professor atua como mediador da relação cognitiva do aluno com a matéria. Há
uma condução eficaz da aula quando o professor assegura, pelo seu trabalho, o
encontro bem sucedido entre o aluno e a matéria de estudo. Em outras palavras,
o ensino satisfatório é aquele em que o professor põe em prática e dirige as
condições e os modos que asseguram um processo de conhecimento pelo aluno. (2002, p. 6)
Inspirado no filme “Escritores da
Liberdade” (Freedon Writers, Paramount Pictures, 2007), sobre o qual redigi
texto reflexivo na disciplina de Didática do Curso de Letras EaD FURG, com publicação em meu blog, o estabelecimento
da criação de um currículo ação adaptado à realidade apresentada demonstrou que
o professor mediador deve conhecer a realidade do aluno e direcionar o
currículo de uma forma que se adéqüe com a capacidade cognitiva e a evolução
deste conhecimento através de seus alunos.
Ou seja, além dos planos de aula da
disciplina de Língua Portuguesa, com ênfase na produção textual e uso nesta da
gramática normativa, também houve a complementação das atividades com as
demandas surgidas no decorrer do estágio, como por exemplo, um tutorial
ensinando aos alunos a criação de um e-mail pessoal para exercitar a escrita
por meio de correio eletrônico e ainda a leitura e conversa com os alunos sobre
a postura de quem realiza a entrevista de emprego e quem responde a esta
entrevista, com macetes empregados pelos profissionais de Recursos Humanos das
empresas com os candidatos às vagas de emprego, sendo que o poder da
comunicação oral e expressão corporal foram amplamente trabalhados e discutidos
com os alunos para que estes não sejam pegos de surpresa quando se encontrarem
em uma situação de entrevista de emprego, pois como já mencionei, a faixa
etária dos alunos de EJA é de entrada no mercado de trabalho.
3.
Cronograma
Data
|
Assunto
|
20/08/2016
|
Orientação
sobre o estágio
|
01/09/2016
|
Discussão dos
conteúdos
|
14/09/2016
|
Relato da
primeira aula
|
10/09/2016
|
Correção dos
planos de aula
|
4.
Lista de freqüência
ALUNOS
|
12/09
|
14/09
|
21/09
|
26/09
|
28/09
|
03/10
|
05/10
|
10/10
|
19/10
|
24/10
|
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1.
Allan
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2.
Daniel
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FF
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3.
Débora
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4.
Edson
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PP
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PPP
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5.
Fábio
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6.
Jeová
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7.
John
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8.
Kerolene
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9.
Kessylene
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10.
Larissa
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11.
Leonardo
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PP
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12.
Lovaine
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PPP
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PPP
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PP
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PPP
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FF
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PPP
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PP
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PPP
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13.
Luana
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PP
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PPP
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PP
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PPP
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PP
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PPP
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PP
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PPP
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PP
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14.
Lucas
|
PP
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PPP
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PPP
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PP
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PPP
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P
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PPP
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PP
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PPP
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PP
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15.
Luís
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FF
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16.
Patrícia
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FF
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FF
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17.
Rickson
|
FF
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PPP
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FFF
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PP
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PPP
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PP
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FF
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PP
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PPP
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PP
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18.
Tiago
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PP
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PPP
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PPP
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PP
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PPP
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PP
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FF
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PP
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PPP
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19.
Ygor
|
FF
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FFF
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PPP
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PP
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PPP
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PP
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FF
|
PP
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PPP
|
FFF
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P= presença F= falta
5. Plano geral
Dados de identificação:
Instituição:
FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Estadual de Ensino Fund. Dr. João C. Machado
Classe:
(8º Ano Ensino Fundamental, EJA Totalidade 5)
Tema da unidade: Construção
textual e expressão oral
Período de realização: Setembro e outubro 2016
Público Alvo: 20 estudantes da Educação de Jovens e Adultos da
Escola Machado
Justificativa:
O tema
tem o propósito de unir a atividade de sala de aula, o estudo da gramática, da
ortografia, da criação de um léxico aos estudantes, com o fato de que estes
alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos precisam estar preparados para o mercado de trabalho, para as
dificuldades que encontram diariamente nas formas de expressão e comunicação,
tanto escrita quanto oral.
O tema da “construção textual e expressão
oral”, vem de encontro com a demanda que estes e outros alunos encontram em seu
dia-a-dia, nas seleções de emprego ou nas diferentes formas de uso da
linguagem, que exigem do indivíduo um conhecimento de mundo maior que o seu
habitat familiar ou de seu círculo de amigos da rua ou bairro.
Objetivos:
- Objetivo Geral:
- Trabalhar as diferentes formas de expressão da
linguagem, oral e escrita, para que os alunos busquem a prática da boa leitura
e da construção de uma boa ortografia e sua expressão comunicativa.
- Objetivos Específicos:
-
Formar cidadãos éticos e comunicativos
- Abrir novo horizonte nas diferentes formas do uso
idioma pátrio
- Estabelecer maior gosto pela leitura e escrita aos
alunos
- Motivar os alunos a reconhecerem através das
diferentes leituras que elas serão ferramentas vitais para o seu crescimento
intelectual
- Organizar trabalhos em grupo para a troca de
experiências
- Fazer através da modalidade de apresentação por
cartas o uso correto dos pronomes pessoais e a conjugação nos tempos verbais
adequados em seu texto
- Através de atividades descontraídas e interativas
fazer com que os alunos aprendam de forma mais prazerosa e descontraída
- Utilizar de recursos tecnológicos, como a
publicação de textos em blog, para que os alunos possam propagar o seu esforço
através desta ferramenta e outras afins
-
Realizar avaliação integral, toda a aula é uma
prova, toda a participação e interesse do aluno contam como quesito positivo na
aprendizagem
Estratégias
Metodológicas:
- Exibição de áudios e vídeos
- Distribuição de material impresso para
acompanhamento dos áudios e vídeos
- Apresentação de escrita dos alunos aos colegas
através da produção de cartas de auto-apresentação
- Formação de grupos de leitura para que todos leiam
o trecho de uma das obras apresentadas
- Explanação e orientação das diferentes formas de
produção textual, desde carta informal até ofícios e trabalhos acadêmicos
(apenas breve explanação e entrega de exemplos impressos)
- Publicação em blog dos textos produzidos com o
tema de personalidade expresso com a música “Ninguém é igual a ninguém” da
banda gaúcha de rock Engenheiros do Hawai (Humberto Gessinger).
- Trabalho com as figuras de linguagem. Análise das
ocorrências de metáfora na música “Dois rios” com Skank (Lô Borges / Nando Reis
/ Samuel Rosa)
- Preenchimento de currículo e ficha de empregos
fornecidos por empresa local
- Trabalho final de encenação da música “Milho aos pombos”
de Zé Geraldo, trabalho de expressão da comunicação através da arte
Conteúdos
trabalhados:
- Leitura, interpretação e produção de textos
- Pronomes pessoais e conjugação verbal em primeira
pessoa
- Metáfora figura de linguagem
- Expressão e comunicação textual e oral
(Auto-apresentação e leitura)
- Escrever para os outros lerem
- Representar expressões de linguagem através de
arte da encenação
Recursos:
-
Folhas impressas com textos
-
Notebook
-
Aparelho de som para a reprodução de músicas
-
Lousa
-
Máquina fotográfica (filmadora) digital
-
Material humano (Professor e alunos)
Avaliação:
O
projeto será considerado satisfatório se promover situações de aprendizagem
relacionadas aos conteúdos trabalhados, ou seja, se os alunos reconhecerem o
uso e a função dos pronomes, lerem, interpretarem e recriarem letras de músicas
e textos de auto-apresentação e preenchimento de fichas de emprego e currículo,
necessários de forma prática para mercado de trabalho, identificarem as figuras
de linguagem, como a metáfora, evoluírem na leitura e na escrita e no
comportamento em geral.
Conversa
individual de avaliação com cada aluno para que ele perceba os pontos a
melhorar dentro do propósito da disciplina.
Referências:
BECHARA,
Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.
37ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
TERRA,
Ernani. Português para Ensino Médio:
Língua, literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani terra &
José de Nicola, Floriana Toscano Cavallete.
A correspondência e suas linguagens,
p. 595 – São Paulo: Scipione, 2002. – (Série Parâmetros)
DOIS RIOS. Skank (Lô Borges / Nando Reis / Samuel
Rosa). Disponível em: https://www.letras.mus.br/skank/71463/
NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM.
Engenheiros do Hawai (Humberto Gessinger). Disponível em: https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/12894/
WEBER,
Darlene. Projeto de Extensão “Estudos De Linguagem”. Dicas de Língua Portuguesa
– 1. FURG, Rio Grande, RS, 2016.
BORGATTO, Ana Maria
Trinconi. Tudo é Linguagem. Língua Portuguesa/Ana Trinconi Borgatto, Terezinha
Costa Hashimoto Bertin, Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. – pág. 161.2. Ed. -
São Paulo: Ática, 2009.
Observações:
O
estagiário observou uma semana de aulas da professora regente antes de aplicar
este plano.
6. Planos de Aula
PLANO
DE AULA 01
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
02 aulas de 45 minutos
Data:
12 de setembro de 2016
Tema:
Construção textual e expressão oral
II.
CONTEÚDOS:
- Expressão e comunicação textual (caligrafia e carta) e oral
(Auto-apresentação por carta e sua leitura)
III.
OBJETIVOS:
- Trabalhar as diferentes formas de expressão da
linguagem, oral e escrita, para que os alunos busquem a prática da boa leitura
e da construção de uma boa ortografia e sua expressão comunicativa.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1º
momento: Professor se apresenta à turma e passa um texto
sobre carta informal, em seguida passa texto “A Carta” da pág. 597 do Livro
Didático: Português para Ensino Médio:
Língua, literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani terra &
José de Nicola, Floriana Toscano Cavallete.
Professor entrega aos alunos folha impressa com texto complementar sobre
a carta informal.
2º
momento: Solicitação de que cada um faça a sua
auto-apresentação através de carta em uma folha de seu caderno
3°
momento: Cada aluno entrega a sua carta ao aluno mais
distante da sua fila de classes.
V.
RECURSOS:
- Quadro e pincel atômico
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados
VI.
REFERÊNCIAS:
http://www.zun.com.br/modelo-de-carta-formal-e-informal/
- Acesso em 10/09/16 às 14 h.
TERRA,
Ernani. Português para Ensino Médio: Língua, literatura e Produção de Textos:
volume único. Ernani terra & José de Nicola, Floriana Toscano
Cavallete. A correspondência e suas
linguagens, p. 595 – São Paulo: Scipione, 2002. – (Série Parâmetros)
http://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.html
acesso em 10/09/2016.
VII.
OBSERVAÇÕES:
A tentativa de tirar os alunos da
chamada zona de conforto começa a dar os seus primeiros resultados, sendo
positivos e negativos, porém cumpre com a meta de motivar e fazer a comunicação
entre os alunos e professor acontecer.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
01:
Foi uma boa aula o primeiro contato com os alunos, a
proposta foi apresentada e bem aceita. Todos ficaram curiosos sobre o propósito
de escrever uma carta de apresentação. Quando pedido para trocar de cartas e um
ler em voz alta a carta do colega, todos foram resistentes e sugeriram que a
carta fosse entregue ao professor somente.
A
partir daí já se pode perceber o comportamento da turma quanto a realização de leitura
em voz alta para todos ouvirem.
Os
presentes na sala fizeram o tema proposto, porém à sua maneira, iniciando aí o
processo que influenciaria definitivamente a didática a ser aplicada.
IX.
ANEXOS:
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 01
Uso dos Pronomes pessoais
|
“A CARTA”
Modelo
de carta Informal
A linguagem de uma
carta informal poder ser mais descontraída ao contrario da formal, com
linguagem coloquial, visto a intimidade a quem se dirige, embora despojada de
recursos lingüísticos, a epístola informal obedece a algumas regras de
educação. Geralmente é direcionada a um amigo ou familiar, ao redigi-la comece
pelo cabeçalho colocando a cidade que você reside, o dia, mês e ano em que está
escrevendo a epístola informal, em seguida faça uma saudação de maneira
informal, que pode ser íntima e coloquial, pode ser palavras que expressam
carinho, como querida, estimado, prezado, entre outros.
Em seguida de
maneira informal expresse tudo àquilo que você deseja contar ao outro, porém
organize as ideais para que haja começo, meio e fim. Finalize de maneira
informal com saudações de amizade como um abraço, saudades ou algo mais
familiar e íntimo como um beijo. Para melhor compreensão clique na imagem ao
lado e visualize um modelo de epístola informal.
Texto
“A carta” do Livro: Português para
Ensino Médio: Língua, literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani
terra & José de Nicola, Floriana Toscano Cavallete. (Xerox)
Atividade
1.
Escreva
à caneta em uma folha de seu caderno uma carta de apresentação. Diga seu nome
completo, onde mora, nome de rua, número, bairro. E, se quiser, diga algo sobre
o que gosta.
2.
...(atividade
interativa)
3.
...(atividade
de leitura)
PLANO
DE AULA 02
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
02 aulas de 45 minutos
Data:
14 de setembro de 2016
Tema:
Construção textual e expressão oral
II.
CONTEÚDOS:
- Expressão e comunicação textual (caligrafia e carta) e oral
(Auto-apresentação por carta e sua leitura) continuação de aula anterior e
aplicação de exercícios. Explanação dobre figuras de linguagem no texto.
III.
OBJETIVOS:
- Trabalhar as diferentes formas de expressão da
linguagem, oral e escrita, para que os alunos busquem a prática da boa leitura
e da construção de uma boa ortografia e sua expressão comunicativa.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: dando continuidade à aula anterior, o aluno que
recebe a carta do colega irá lê-la, primeiramente em silêncio, depois fará a
leitura em voz alta. As cartas serão recolhidas pelo professor ao final da
aula, iniciando assim parte de seu processo de avaliação da turma.
2°
momento: professor disponibiliza texto e oportuniza a audição
da música “Ninguém é igual a Ninguém” da banda gaúcha de Rock Engenheiros do
Havaí, antes, porém faz uma breve análise das diferentes formas de uso da
língua no dia-a-dia.
3°
momento: Alunos recebem a tarefa de apontarem em seus
cadernos as figuras de linguagem existentes na letra da música apresentada em
aula e devem ainda identificar palavras que desconhecem e trazer à próxima aula
seus significados.
V.
RECURSOS:
- Quadro e pincel atômico
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados
- Aparelho de som para rodar música
VI.
REFERÊNCIAS:
http://www.zun.com.br/modelo-de-carta-formal-e-informal/
- Acesso em 10/09/16 às 14 h.
NINGUÉM
É IGUAL A NINGUÉM. Engenheiros do Hawai
(Humberto Gessinger). Disponível em: https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/12894/
TERRA,
Ernani. Português para Ensino Médio: Língua, literatura e Produção de Textos:
volume único. Ernani terra & José de Nicola, Floriana Toscano
Cavallete. A correspondência e suas
linguagens, p. 595 – São Paulo: Scipione, 2002. – (Série Parâmetros)
http://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.html
acesso em 10/09/2016.
http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/
acesso em 14/09/2016.
VII.
OBSERVAÇÕES:
_____________________________________________________________ A inclusão de
músicas e suas letras nas aulas de Português começam a fazer parte da didática
aplicada para o ensino da disciplina.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
02:
O segundo contato entre professor
estagiário e alunos teve a inserção de música e análise da letra inserida ao
conteúdo gramatical aplicado. O fato de ser uma música que, apesar de ter feito
sucesso nos anos 80 e 90, para eles era uma novidade e foi ponto de partida
para abrir um debate sobre o tema proposto e iniciar o trabalho de
interatividade entre professor e aluno, fazendo com que o objetivo da
comunicação oral iniciasse de forma bem produtiva.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola Estadual
de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir BonavigoTurma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 02
Interação com música
Tema: “identidade e personalidade,
o uso da linguagem na comunicação diária”
Todos
nós temos as nossas particularidades, todos nós temos nossos gostos pessoais,
nossas maneiras de agir em determinadas situações. A partir desta aula vamos
começar a trabalhar o uso da linguagem no dia-a-dia. Como falamos, quando
falamos e o que podemos falar. Vamos iniciar um processo onde pretendemos aliar
a boa leitura com a boa escrita e boa forma de se expressar nas diferentes
situações de nossas vidas.
Você
escreve conforme as normas da gramática da Língua Portuguesa sempre ou somente
em situações em que isto é exigido?
Vamos
refletir sobre nosso ponto de vistas sobre a forma de uso da linguagem nas
entrevistas de emprego e como poderemos construir uma forma culta de linguagem
de uma forma mais natural e aplicável no dia-a-dia, ou seja, podemos falar a
mesma língua de diferentes formas, porém cada ocasião pede uma forma de
comunicação clara e objetiva de acordo com o ambiente em que estamos, ou seja,
precisamos ser poliglotas da própria língua. Vamos viajar neste maravilhoso
mundo da comunicação em suas diferentes formas.
Nosso
passo agora é ouvir a letra da música e identificar o que se encaixa com nossa
personalidade e ponto de vista de ver o mundo.
Ninguém é igual a Ninguém
Composição: Humberto Gessinger
Há tantas formas de se ver o mesmo quadro
Há tanta gente pelas ruas
Há tantas ruas e nenhuma é igual a outra
Ninguém é igual a ninguém
Me espanta que tanta gente sinta
(Se é que sente) A mesma indiferença
Há tantos quadros na parede
Há tantas formas de se ver o mesmo quadro
Há palavras que nunca são ditas
Há muitas vozes repetindo a mesma frase:
Ninguém é igual a ninguém
Me espanta que tanta gente minta
(Descaradamente) a mesma mentira
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais
Há pouca água e muita sede
Uma represa, um apartheid
(A vida seca, os olhos úmidos)
Entre duas pessoas
Entre quatro paredes
Tudo fica claro
Ninguém fica indiferente
Ninguém é igual a ninguém
Me assusta que justamente agora
Todo mundo (tanta gente) tenha ido embora
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais, mas uns mais iguais, mas uns mais iguais
Que os outros
O que me encanta é que tanta gente
Sinta (se é que sente) ou
Minta (desesperadamente)
Da mesma forma
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
Todos iguais, todos iguais
Todos iguais, todos iguais
Tão desiguais, tão desiguais
Tão desiguais, tão desiguais
Todos iguais, todos iguais
Atividade
1.
Nesta
tarefa aponte em seu caderno as figuras de linguagem existentes na letra da
música apresentada em aula.
2.
Identifique
as palavras que desconheces e traga à próxima aula seus significados.
3.
Faça
um texto de tema de livre escolha, realize pesquisa na internet ou biblioteca e
insira a referência bibliográfica ao final do texto. Traga o texto na próxima
aula.
PLANO
DE AULA 03
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
03 aulas de 45 minutos
Data:
21 de setembro de 2016
Tema:
Análise de construção textual e trabalho grupal
II.
CONTEÚDOS:
- Expressão e comunicação textual (caligrafia e texto através de
pesquisa, aplicação de referências) e oral (leitura do texto escrito)
continuação de aula anterior sobre figuras de linguagem e ética na fala e
aplicação de exercícios em grupo.
III.
OBJETIVOS:
- Trabalhar as diferentes formas de expressão da
linguagem, oral e escrita, pesquisa em diferentes fontes e a aplicação da
referência final. Assimilar os conteúdos com a relação do mundo exterior e as
dificuldades que a falta ou má comunicação implica no mercado de trabalho e
vida diária. Construção de um bom texto.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: dando continuidade a aula anterior, o aluno que
escreveu o seu texto com a aplicação das referências pesquisadas fará a entrega
do mesmo e, posterior leitura de ao menos um parágrafo.
2°
momento: a música “Milho aos Pombos” de Zé Geraldo é
apresentada para audição dos alunos, ela será tema de trabalho final de
bimestre.
3°
momento: explanação das diferentes formas de leitura
possíveis, literária, jornalística, narrativas diversas, “O que é leitura?”
V.
RECURSOS:
- Quadro e pincel atômico
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados
- Aparelho de som para rodar música
VI.
REFERÊNCIAS:
WEBER,
Darlene. Projeto de Extensão “Estudos De Linguagem”. Dicas de Língua Portuguesa
– 1. FURG, Rio Grande, RS, 2016.
TERRA,
Ernani. Português para Ensino Médio: Língua, literatura e Produção de Textos:
volume único. Ernani terra & José de Nicola, Floriana Toscano
Cavallete. A correspondência e suas
linguagens, p. 595 – São Paulo: Scipione, 2002. – (Série Parâmetros)
VII.
OBSERVAÇÕES:
A apresentação da música tema do trabalho
de avaliação final da disciplina, Milho aos Pombos, de Zé Geraldo, impactou nos
alunos, sendo mais uma forma de motivá-los a inserirem-se na sociedade sem
ficar alheio aos problemas enfrentados.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
03:
Apesar de
algumas reclamações por terem de escrever e pesquisar, saindo da zona de
conforto, a maioria fez o texto proposto e acompanhou atentamente a aula 03. Um
determinado grupo de alunos começa a imprimir cada vez mais momentos de
conversa intensa, o que atrapalhou a aula, porém a pausa em alguns momentos e a
chamada de atenção melhorou um pouco o ambiente da turma da EJA T 5.
Este foi um dos
grandes desafios na condução dos trabalhos da disciplina com esta turma, alguns
alunos se tornavam impossíveis de lidar em alguns momentos, porém depois de
chamados atenção amenizavam um pouco a conversa.
Esta aula foi apresentada
toda em Power Point no projetor,
sendo um formato muito bem aceito pelos alunos, pois segundo eles, foi uma aula
totalmente diferente do que vinham recebendo nas variadas disciplinas.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir BonavigoTurma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 03
Tema: “As diferentes formas de
leitura, uso da linguagem e construção de um bom texto”
Como estamos falando em nossas aulas, antes
de ser um bom escritor devo ser um bom leitor. A leitura nos proporciona
diversas formas de construção de pensamento. Pensamento este que pode ser
expresso através da linguagem escrita ou oral. A seguir vamos analisar o
material construído de forma bem resumida e objetiva pela professora de Língua
Portuguesa e Produção Textual da FURG, Fundação Universidade do Rio Grande,
parceira desta escola na construção de uma boa educação.
Neste material, rico e
objetivo, iremos explorar o “uso da linguagem” e como fazer um “bom texto”.
1)
O uso da
linguagem (padrão, coloquial, gíria, jargão...) o uso da
linguagem deve se dar de acordo com a
situação de comunicação em que os interlocutores estão inseridos. Por exemplo:
·
Em situação formal, entre autoridades,
o uso deve ser da língua padrão, com respeito às orientações estipuladas pela
NGB como “normas do bem falar”;
·
Em situação informal, entre amigos em
uma roda de chimarrão ou de pagode, o uso da linguagem deve ser informal ou
coloquial, sem a preocupação de uso adequado das normas de concordância. É
claro que cada grupo tem suas peculiaridades, que devem ser respeitadas pelos
interlocutores.
·
Entre profissionais específicos ou
grupos com identidades ideológicas (políticas, religiosas, etc.), é muito comum
o uso de jargões: “indivíduo”, “viatura”, “conversão” (…) entre profissionais
da polícia; “galera”, “CDF”, “Nerd”,
entre estudantes adolescentes e jovens; “sutura”, “...” entre profissionais da
saúde; “proletariado”, “burguesia”, “mais valia”, entre marxistas; “mútua
ajuda”, “solidariedade”, entre anarquistas; etc.
·
Entre grupos específicos,
especialmente, adolescentes e jovens, freqüentemente são registradas gírias que
costumam ter existência curta. Quando elas se mantêm no linguajar popular,
tendem a ser incorporadas como parte da língua. São exemplos: “Legal!”,
“Caramba!”, “Bacana!”, “Show de bola!”, entre outros tantos.
2)
Um bom texto
(redação) deve atender aos seguintes requisitos:
·
Foco temático: o texto deve ter um foco
temático geral. Em situação de prova de concurso, não pode haver fuga ou
tangenciamento do tema proposto. Por isso, é preciso ler cuidadosamente a
proposta temática na íntegra; considerar o perfil esperado do candidato;
·
Conteúdo: a abordagem do tema deve ser
o mais aprofundado possível, cuidando para permitir uma leitura agradável aos
possíveis leitores. É fundamental tomar cuidado para não ser grosseiro e nem
simpático demais, não ser arrogante e nem humilde demais, não ser superficial e
nem parecer inatingível nos raciocínios... Enfim, buscar ser equilibrado na
exposição dos raciocínios, abordar com seriedade, crítica e aprofundamento a
temática textual.
·
Organização: todo o texto dialoga com outros textos, com
conhecimentos já acumulados pela humanidade, com experiências e conjunturas
amplas e/ou locais, com interesses de autor e leitor. Este diálogo é chamado de
intertextualidade e/ou interdiscursividade (quando são levadas em conta
aspectos histórico-ideológicos). No entanto, na superfície textual, é
fundamental que o texto tenha um início, um meio e um fim, o que
tradicionalmente recebe o nome de Introdução, Desenvolvimento e
Conclusão/Desfecho. O leitor precisa perceber esse percurso que o autor faz:
(a) introduzindo/situando o tema; (b) desenvolvendo e sustentando cada uma das
ideias/posições (2 ou 3); e (c) concluindo a abordagem e apontando saídas
possíveis para as questões colocadas ou refletindo sobre a dificuldade de se
encontrar respostas.
·
Correção linguística: espera-se que o
uso da língua seja conforme as orientações da NGB, o que significa dizer que a
linguagem usada deve respeitar as normas tradicionais, a norma-padrão.
·
Clareza: a exposição das ideias deve
ser de forma clara para os diferentes leitores. Para tanto, é fundamental que
no início do texto, você procure situar o leitor na temática abordada e indicar
a(s) posição(ões) a ser(em) desdobrada(s).
·
Concisão: um texto conciso é um texto
que trata da temática sem rodízios, mas de forma direta, o que não significa
que seja superficial. Deve permitir que o leitor sinta estar diante de um texto
que apresente uma boa abordagem temática, sem “rodeios” ou sem trazer a
sensação de que está “perdendo tempo” com a leitura.
·
Coerência: um texto coerente é aquele
que não apresenta ideias contraditórias entre si, em que uma negue a outra ou
provoque ambiguidades. Pode o texto abordar determinado tema considerado
polêmico e/ou que conduz a posicionamentos contraditórios ou até antagônicos.
No entanto, a exposição das ideias deve ser em um raciocínio coerente.
·
Coesão: um texto coeso é um texto em
que o uso linguístico de conectores ou nexos de ligação de ideias seja feito
adequadamente, o que contribui, especialmente, com a coerência e a clareza na
exposição das ideias. Logo, a coesão está para as marcas linguísticas e a
coerência, para a exposição das ideias.
·
Articulação: trata-se da necessidade de
articular adequadamente as ideias entre si, fazendo uso de marcas de coesão e
de pontuação, o que ajuda para que o tema seja apresentado de forma coerente,
clara, concisa, aprofundada...
·
Argumentatividade: parte-se do
pressuposto de que todas as reflexões, em um texto dissertativo, sejam
sustentadas por argumentação consistente.
·
Obs.: Há de se observar que a linguagem é
prenhe de sentidos que causam diferentes efeitos de sentido, o que não é
possível de ser controlado pelo produtor do texto, uma vez que é o leitor – no
seu percurso de leitura, com suas experiências de vida e com suas inscrições
culturais – que mobiliza sentidos ao texto, em um entendimento que sujeito e
discurso, assim como leitura e interpretação estão em uma relação intríseca.
Atividade
-
Construa um texto de 10 a 15 linhas com o tema “Trabalho”.
-
Dicas: para a construção deste texto observe as dicas trazidas em aula.
(PRAZO:
próxima aula)
O
texto pode ser escrito nesta mesma folha, logo abaixo...
PLANO
DE AULA 04
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
02 aulas de 45 minutos
Data:
26 de setembro de 2016
Tema:
Análise de construção textual e trabalho grupal
II.
CONTEÚDOS:
- continuação de aula anterior sobre construção textual e uso da
linguagem, exercícios pertinentes ao conteúdo
III.
OBJETIVOS:
- Construir bons textos a partir de pesquisa em
diferentes fontes e a aplicação da referência final. Assimilar os conteúdos com
a relação do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação
implica no mercado de trabalho e vida diária. Melhorar a leitura e escrita.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: dando continuidade a aula anterior, o aluno que
escreveu o seu texto com a aplicação das referências pesquisadas fará a entrega
do mesmo e, posterior leitura de ao menos um parágrafo. O tema era “Trabalho”
2°
momento: a música “Milho aos Pombos” de Zé Geraldo é
apresentada novamente para audição dos alunos, ela será tema de trabalho final
de bimestre.
3°
momento: explanação das diferentes formas de leitura
possíveis, literária, jornalística, narrativas diversas, “O que é leitura?”
V.
RECURSOS:
- Quadro e canetão
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados
- Aparelho de som para rodar música
- Computador e projetor para ampliar
Power Point da aula
VI.
REFERÊNCIAS:
WEBER,
Darlene. Projeto de Extensão “Estudos De
Linguagem”. Dicas de Língua Portuguesa – 2. FURG, Rio Grande, RS, 2016.
http://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
acesso em 24/09/2016.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tipos_textuais
acesso em 24/09/2016.
VII.
OBSERVAÇÕES:
Atividade de solicitação de leitura em voz alta foi
frustrada, pois nenhum aluno aceitou ler algum trecho de texto. A solução foi o
professor “encostar” perto de cada aluno e pedir que ele lesse apenas uma
linha. Assim mesmo alguns se recusaram a ler.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
04:
Os materiais das aulas 03 e 04 são muito ricos e
sintetizados, bem elaborados pela professora Darlene Webber, da FURG, por isso
foi escolhido para fazer para fazer parte deste projeto de estágio de Língua
Portuguesa, pois trás os principais tópicos dos tipos de texto existentes, onde
se encontram e como escrever um bom texto, tudo vital para o andamento da
disciplina.
Infelizmente uma parcela da sala de aula não absorve
tais temas e é totalmente avesso à construção textual ou a qualquer tipo de
comunicação na forma culta do idioma pátrio. Este é um grande desafio que foi
assumido neste estágio, fazer o aluno ler, escrever e, principalmente pesquisar
e ler para um bom escrever.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir Bonavigo- Turma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 04
Tema: “Tipos textuais e o exercício
da leitura em sala de aula”
Os
tipos textuais
Texto
narrativo
Modalidade em que se
conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar,
envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma
relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o
passado. Estamos cercados de narrações desde que nos contam histórias infantis
até as piadas do cotidiano. É o tipo
predominante nos seguintes textos: Contos, Fábulas, Crônicas, Romances,
Novelas, Depoimentos, Piadas, Relatos
Texto
descritivo
Um texto em que se faz
um retrato escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de
palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função
caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações
ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma
descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa
espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.
Texto
dissertativo
A dissertação é um
texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo
textual requer um pouco de reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a
postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.
O texto dissertativo é
temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o
presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o
assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que
caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência e, por
último, sua conclusão.
Nesse tipo de texto a
expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de
texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a
denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal.
A objetividade é um
fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso geralmente o
enunciador não aparece porque o mais importante é o assunto em questão e não
quem fala dele. A ausência do emissor é importante para que a ideia defendida
torne algo partilhado entre muitas pessoas, sendo admitido o emprego da
primeira pessoa do plural - nós -, pois esse não descaracteriza o discurso
dissertativo.
Texto
argumentativo
Esse texto tem a função
de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto. É
o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também
mostra factos para embasar (justificar) a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo.
Esta tipologia apresenta: Uma Introdução (tese); Argumentos (desenvolvimento);
e Conclusão (o que dá a prova os argumentos).
Texto
injuntivo/instrucional
Indica como realizar
uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos.
Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados
no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro
do presente do modo indicativo. Exemplo: Previsões do tempo, receitas culinárias,
manuais de instruções, leis, bula de remédio, convenções, regras, eventos,
editais e propagandas.
Outros
tipos de textos
Não há outros tipos de
texto senão os citados acima. Ao contrário do que se imagina, existem apenas 5
tipos textuais. Diálogo, relato, entrevista, explicação, reportagem, entre
outros, são gêneros textuais. Poesia e Prosa são formas literárias ou formas
textuais. Texto épico, dramático e lírico são gêneros literários.
Geralmente, percebe-se
uma confusão entre os conceitos de gênero textual e tipo textual. Existem
apenas cinco tipos de textos, que são os citados acima. Tipo de texto ou tipo
textual é o conteúdo do texto e o formato padrão comum dele. Gênero textual é a
forma variada do texto. Um gênero textual não tem quantidade limitada: pode
surgir um novo a qualquer momento. Qualquer pessoa pode "criar" um
novo gênero textual, porém, tipo de texto não.
Atividade
-
Leitura em voz alta de ao menos um parágrafo do texto acima. Cada aluno deverá
realizar esta leitura.
-
Dos textos citados na aula de hoje qual você já leu? Escreva a resposta em seu
caderno durante a aula. O texto fica no caderno,...
-
Trabalho de avaliação final da disciplina de Língua Portuguesa: Através
da música “Milho aos Pombos”, de Zé Geraldo, já apresentada em aula, realizar
em grupo ou individualmente de forma criativa uma nova música (paródia), uma
galeria de fotos, um vídeo, filme, ou encenação sobre o tema que a letra
propõe. A data limite de apresentação será dia 17 de outubro.
PLANO
DE AULA 05
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
03 aulas de 45 minutos
Data:
28 de setembro de 2016
Tema:
Gramática prática e texto de entrevista de emprego
II.
CONTEÚDOS:
- continuação de aula anterior sobre construção textual e uso da
linguagem, exercícios pertinentes ao conteúdo
- emprego dos porquês e da crase
- análise de texto dissertativo sobre entrevista de emprego
III.
OBJETIVOS:
- Construir bons textos a partir de pesquisa em
diferentes fontes e a aplicação da referência final. Assimilar os conteúdos com
a relação do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação
implica no mercado de trabalho e vida diária. Melhorar a leitura e escrita.
Revisar questões gramaticais mais corriqueiras e saber como se portar em uma
entrevista de emprego.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: dando continuidade a aula anterior, o aluno que
escreveu o seu texto com a aplicação das referências pesquisadas fará a entrega
do o tema era “Trabalho”
2°
momento: material sobre o uso dos porquês e crase é entregue
3°
momento: trabalho de construção textual é solicitado, texto
dobre entrevistas de emprego é discutido.
V.
RECURSOS:
- Quadro e canetão
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados
VI.
REFERÊNCIAS:
WEBER,
Darlene. Projeto de Extensão “Estudos De
Linguagem”. Dicas de Língua Portuguesa – 2. FURG, Rio Grande, RS, 2016.
VII.
OBSERVAÇÕES:
Material impresso foi entregue nesta aula, buscando
diversificar as formas de apresentar o conteúdo, sempre os provocando às
pesquisas para aprimoramento do conhecimento.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
05:
A aula 05 foi baseada nos moldes tradicionais de
apresentar uma aula, ou seja, entrega de trabalho impresso, anotações do
professor na lousa e ordem de exercícios para os alunos. Pois, já que se
tratava de um estágio, que nada mais é do que m laboratório para o futuro
professor fazer seus experimentos de metodologias de ensino, a forma
tradicional, inclusive conhecida pelo estagiário quando este era aluno de
ensino básico gerou mais uma experiência e pode ser avaliada como uma boa forma
de se ensinar, porém não deve jamais ser a única, as diferentes formas de
cativar o aluno para que este tenha interesse em sala de aula depende do
professor e sua criatividade. Eu tenho orgulho em dizer que ao final de minhas
aulas os alunos diziam “que pena que acabou...” e isto foi muito gratificante e
ocorreu por diversas vezes.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir Bonavigo- Turma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 05
Porquês:
3.1.
Por que: tem dois funcionamentos:
- Pronome interrogativo: usado em frases interrogativas, no
início do questionamento.
Ex.:
a) Por que você chegou
somente agora?
b) Depois de todas as reflexões, por que você ainda insiste com essa
tese?
- Pronome relativo: usado em
frases declarativas e pode ser substituído por “pelo[a] qual”.
Ex.: Este é o caminho por que costumo voltar para casa. (= pelo qual)
3.2.
Por quê: funciona como pronome
interrogativo usado para finalizar a pergunta.
Ex.: a) Os seus atrasos nas terças-feiras
são por quê?
b) Você mencionou aqueles dados
históricos em seu discurso por quê?
Obs.: Isto vale também para o uso do “que”.
Ex.: Falou o quê?
3.3.
Porque: funciona como conjunção
explicativa ou causal e inicia a resposta a alguma pergunta.
Ex.: a) Por que ela sempre chora neste
lugar?
Resp.: Certamente, ela chora neste
local, porque lembra do seu grande
amigo.
3.4.
Porquê: funciona como substantivo,
podendo ser antecedido por um adjunto adnominal.
Ex.: a) Furiosa, a mãe esperava o filho na
sala e queria saber o porquê do seu
atraso.
b) No caminho para o trabalho, pensava em um
bom porquê para sua aparência.
Crase:
-
Trata-se do fenômeno da junção entre duas vogais iguais. Ela recebe o acento
grave (`), na Língua Portuguesa, quando há a junção entre a preposição “a” e o
artigo feminino “a” (a + a = à).
-
De modo geral, para sabermos se ocorre crase (se há acento grave), podemos
fazer as seguintes substituições:
* A (preposição) + “o” (artigo) + a
substituição da palavra posterior por sinônimo masculino.
Ex.: a) Iremos à festa no sábado. (= ao encontro)
E
não em: Iremos a todas as festas do
clube. (= a todos...) – somente há preposição!
* Para, em/na, por/pela (ou outra
preposição) + “a” (artigo)
Ex.: a) Esperava à porta da biblioteca. (= na [em a] porta)
b) Vou à escola todos os dias. (= para a
escola)
-
Há algumas situações especiais, como:
* indicação exata de horas:
Cheguei ao hospital à 01h45m.
E sua mãe, às 04h10m.
* expressão oculta/subentendida “à moda
de”: Vestiu-se à gaúcho e fez arroz à grega.
* preposição + aquele(a)/aquilo: Entreguei a carta àquele cavalheiro. (= para
aquele)
* locuções adverbiais femininas: Às vezes, tenho dores. Vive à toa. Pagou à vista. Vinha às pressas.
* locuções prepositivas: Estava à procura de alguém... à espera de... à beira da...
* locuções conjuntivas: Sabe mais à medida que lê. Ri à proporção que seu filho faz
brincadeiras.
Atividade
-
Leitura em voz alta de ao menos um parágrafo do texto acima. Cada aluno deverá
realizar esta leitura.
-
para a próxima aula entregar um texto com o tema: “Agrotóxicos nos alimentos”.
-
lembrando sempre: Trabalho de avaliação final da disciplina de Língua
Portuguesa: Através da música “Milho aos Pombos”, de Zé Geraldo, já
apresentada em aula, realizar em grupo ou individualmente de forma criativa uma
nova música (paródia), uma galeria de fotos, um vídeo, filme, ou encenação
sobre o tema que a letra propõe. A data limite de apresentação será dia 17 de
outubro.
PLANO
DE AULA 06
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
02 aulas de 45 minutos
Data:
03 de outubro de 2016
Tema:
Construção de texto tipo currículo e ficha de entrevista de emprego
II.
CONTEÚDOS:
- continuação de aula anterior sobre construção textual e uso da linguagem,
exercícios pertinentes ao conteúdo
- Construção
de texto tipo currículo e ficha de entrevista de emprego
III.
OBJETIVOS:
- Construir bons textos a partir de pesquisa em
diferentes fontes e a aplicação da referência final. Assimilar os conteúdos com
a relação do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação
implica no mercado de trabalho e vida diária. Melhorar a leitura e escrita.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: leitura de texto sobre entrevistas de emprego,
orientações de profissionais da área. As
“pegadinhas” das entrevistas de seleção.
2°
momento: preenchimento por parte dos alunos de ficha
cadastral de emprego fornecido por empresa local.
3°
momento: Construção de um texto apresentação estilo
currículo, embasado na ficha cadastral de emprego preenchida.
V.
RECURSOS:
- Quadro e canetão
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados/fichas de emprego
VI.
REFERÊNCIAS:
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/entrevista-emprego/as-pegadinhas-das-entrevistas-de-selecao acesso em 20/09/2016.
VII.
OBSERVAÇÕES:
A construção de textos é o principal exercício
solicitado aos alunos, novamente e com tema distinto a produção textual baseada
em uma pré-leitura e pesquisa é solicitada.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
06:
As propostas apresentadas na aula 06 com a turma da
EJA T 5, da Escola Machado chegaram em um ponto prático do projeto de ensino do
estágio da disciplina: 1º : leitura de texto sobre entrevistas de emprego,
orientações de profissionais da área. As
“pegadinhas” das entrevistas de seleção; 2°: preenchimento por parte dos alunos
de ficha cadastral de emprego fornecido por empresa local e o 3°: construção de
um texto apresentação estilo currículo, embasado na ficha cadastral de emprego
preenchida; foram temas muito ricos para o debate e a interatividade em sala de
aula.
Os alunos se mostraram frustrados com as
experiências que já obtiveram em entrevistas de seleção para trabalho, pois até
então não haviam recebido nenhuma orientação no formato em que o estágio de LP
da FURG os proporcionou.
Com sua linguagem própria, suas gírias e formas de
se comunicar, ou de deixar de se comunicar, por timidez ou despreparo, foram
amplamente debatidos em sala de aula e as diferentes dicas de comunicação,
dicção e desinibição dadas em aula foram de grande valia para sua trajetória de
vida, sendo esta uma das aulas que mais prendeu a atenção e que mais se obteve
a conversa produtiva por parte dos alunos que apenas conversavam nas aulas, mas
de forma que atrapalhava a aplicação dos conteúdos da disciplina.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir Bonavigo- Turma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 06
Atividade
- Preencher folha de
ficha de emprego, seguindo modelo cedido por empresa local; será observada a
boa grafia das palavras e o correto preenchimento dos campos solicitados.
- Construção de um
texto/apresentação estilo currículo, embasado na ficha cadastral de emprego
preenchida.
- Trabalho de avaliação final da disciplina de Língua Portuguesa: Através
da música “Milho aos Pombos”, de Zé Geraldo, já apresentada em aula, realizar
em grupo ou individualmente de forma criativa uma nova música (paródia), uma
galeria de fotos, um vídeo, filme, ou encenação sobre o tema que a letra
propõe. A data limite de apresentação será dia 17 de outubro.
PLANO
DE AULA 07
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
03 aulas de 45 minutos
Data:
05 de outubro de 2016
Tema:
Construção de texto tipo currículo e ficha de entrevista de emprego
II.
CONTEÚDOS:
- Continuação de aula anterior sobre construção textual e uso da
linguagem, exercícios pertinentes ao conteúdo de currículos e fichas de emprego
- Trabalho com gramática e as figuras de linguagem.
Análise das ocorrências de metáfora na música “Dois rios” com Skank (Lô Borges
/ Nando Reis / Samuel Rosa)
III.
OBJETIVOS:
- Construir bons textos a partir de pesquisa em
diferentes fontes e a aplicação da referência final. Assimilar os conteúdos com
a relação do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação
implica no mercado de trabalho e vida diária. Melhorar a leitura e escrita.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: Síntese dos diferentes grupos de estudo da Gramática
da Língua Portuguesa: Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica.
2°
momento: Audição da música “Dois Rios” do Skank e observação
do texto/letra da música.
3°
momento: Exercícios de busca de palavras (verbos, pronomes
pessoais e adjetivos) e figura de linguagem (metáfora).
V.
RECURSOS:
- Quadro e canetão
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados
VI.
REFERÊNCIAS:
DOIS
RIOS. Skank (Lô Borges / Nando Reis / Samuel Rosa). Disponível em: https://www.letras.mus.br/skank/71463/
VII.
OBSERVAÇÕES:
Aula
observada pelo professor orientador do estágio de LP.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
07:
A aula 07 teve a particularidade da presença do
professor Luiz Espinelly, orientador da Disciplina de Estágio de Língua
Portuguesa I. Nesta aula os alunos tiveram um comportamento exemplar,
disciplinados e participativos conforme deveriam se portar em todas as aulas.
Nesta aula, a Gramática da Língua Portuguesa e a sua
estrutura em diferentes grupos de estudo foram apresentadas aos alunos. Os
principais, como Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica foram comentados e
expostos em aula com cópia de material impresso aos alunos.
Em seguida, a música voltou a fazer parte das aulas,
desta vez com a audição e posterior análise da letra da canção Dois Rios, de
Samuel Rosa, do grupo mineiro Skank, sendo solicitado aos alunos que identificassem
os verbos, os adjetivos, pronomes pessoais e ainda as figuras de linguagem,
principalmente as metáforas presentes na música.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir Bonavigo- Turma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
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AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 07
1) A Gramática da Língua Portuguesa se
estrutura em diferentes grupos de estudo.
Os principais são: Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica.
1.1 FONOLOGIA:
campo de estudo dos fonemas da língua/linguagem. Trata-se do estudo de:
-
Fonema e Sílaba (Vogais, Semivogais e Consoantes; Encontros vocálicos e
consonantais; Dígrafos e Dífonos; Oxítonos, Paroxítonos e Proparoxítonos);
-
Ortografia (Notações léxicas e Acentos; Orientações ortográficas; Abreviaturas,
Símbolos e Siglas);
- Acentuação Tônica e Acentuação Gráfica.
1.2. MORFOLOGIA: campo de estudo das palavras, sua estrutura e formação.
- Estrutura das palavras (partes que compõem uma palavra:
radical, afixos, desinências, etc.);
- Formação das palavras (processos de formação das
palavras: derivação, composição e outros);
- Classes de Palavras (Substantivo, Adjetivo, Artigo,
Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição,
Conjunção e Interjeição);
- Crase.
1.3. SINTAXE: campo de estudo do funcionamento no interior da frase, da
oração e do período.
- Frase, Oração e Período;
- Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado);
- Termos Integrantes da Oração (Complementos verbais {OD
e OI} e Complemento Nominal);
- Termos Acessórios da Oração (Adjunto Adnominal, Adjunto
Adverbial, Aposto e Vocativo);
- Período Simples e Composto;
- Período Composto por Coordenação;
- Período Composto por Subordinação;
-
Concordância Nominal e Verbal;
-
Regência Nominal e Verbal;
-
Sintaxe da Colocação;
- Sinais de Pontuação.
1.4. SEMÂNTICA: campo de estudo dos
significados da/na língua/linguagem
- Homônimos e Parônimos;
- Polissemia.
O céu está no chão
O céu não cai do alto
É o claro, é a
escuridão
O céu que toca o chão
E o céu que vai no alto
Dois lados deram as
mãos
Como eu fiz também
Só pra poder conhecer
O que a voz da vida vem
dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão
O sol se põe, se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
Eu vi também
Só pra poder entender
Na voz a vida ouvi
dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
E o meu lugar é esse
Ao lado seu, meu corpo
inteiro
Dou o meu lugar, pois o
seu lugar
É o meu amor primeiro
O dia e a noite, as
quatro estações
Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
O céu está no chão
O céu não cai do alto
É o claro, é a
escuridão
O céu que toca o chão
E o céu que vai no alto
Dois lados deram as
mãos
Como eu fiz também
Só pra poder conhecer
Tudo que a voz da vida
vem dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
E o meu lugar é esse
Ao lado seu, no corpo
inteiro
Dou o meu lugar, pois o
seu lugar
É o meu amor primeiro
O dia e a noite, as
quatro estações
Que os braços sentem
E os olhos vêem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
Atividade
- Vamos acompanhar a
letra da música “Dois Rios” (Lô Borges / Nando
Reis / Samuel Rosa) da banda mineira Skank, através da leitura,
identifiquem a presença de verbos, adjetivos, pronomes pessoais e figura de
linguagem (Metáfora).
Verbos:
_______________________________________________________________
Adjetivos:
_____________________________________________________________
Pronomes
pessoais:______________________________________________________
Figura
de linguagem “Metáfora”: _________________________________________
PLANO
DE AULA 08
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
02 aulas de 45 minutos
Data:
10 de outubro de 2016
Tema:
Linguagem do texto: Articulação entre as idéias do texto
II.
CONTEÚDOS:
- Continuação de aula anterior sobre construção textual e uso da
linguagem, exercícios pertinentes ao conteúdo da Língua Portuguesa.
- Linguagem do texto: Articulação
entre as idéias do texto.
-
Leituras em duplas avaliadas entre os integrantes da dupla
III.
OBJETIVOS:
- Construir bons textos a partir de pesquisa em
diferentes fontes e a aplicação da referência final. Assimilar os conteúdos com
a relação do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação
implica no mercado de trabalho e vida diária. Melhorar a leitura e escrita.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: Continuação de aula
anterior sobre construção textual e uso da linguagem, exercícios pertinentes ao
conteúdo da Língua Portuguesa.
2°
momento: Linguagem do texto: Articulação entre as idéias do
texto. (livro Tudo é Linguagem, p.
161)
3°
momento: Exercícios de leitura em duplas, onde um colega
avalia o outro em diferentes pontos: Dicção, expressão e pontuação.
V.
RECURSOS:
- Quadro e canetão
- Livro didático do professor (Tudo é Linguagem, p. 161)
- Material escaneado de livro
didático com textos e exercícios
VI.
REFERÊNCIAS:
BORGATTO,
Ana Maria Trinconi. Tudo é Linguagem.
Língua Portuguesa/Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera
Lúcia de Carvalho Marchezi. –pág. 161. - 2. Ed. - São Paulo: Ática, 2009.
VII.
OBSERVAÇÕES:
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
08:
A aula debateu a articulação entre as idéias do
texto e também foi cobrado o trabalho da aula anterior, que solicitava a
escritura de um texto estilo currículo, baseado nas informações de um currículo
oferecido por uma empresa local. Este currículo fornecido, é o material que a
empresa utiliza para a seleção de seus empregados e, foi disponibilizado de
forma exclusiva para fora da empresa, devido a explicação por parte do
professor estagiário da importância do projeto de desenvolver a comunicação
escrita e oral nos alunos da EJA, futuros candidatos a vagas de trabalho nas
empresas da cidade.
Neste trabalho, como nos demais, os alunos foram bem
caprichosos e preencheram em uma folha de seus cadernos os principais itens
solicitados no currículo de seleção profissional. Novamente os alunos fizeram
uma atividade que realmente terá utilidade na prática em suas vidas, tendo isto
sido oferecido por um estágio de uma Universidade pública em uma escola também
pública. Esta preocupação na hora da elaboração do plano geral de estágio,
apoiado tanto pelo professor orientador da FURG, quanto pela professora regente
da turma, titular da disciplina, em transformar este período de estágio em algo
que pudesse ser levado para o restante da vida dos alunos e, de uma forma
imediata, com a possibilidade de uso destes conhecimentos na construção de bons
cidadãos de nosso país, como pregou Karl Marx: “[...] são os homens que transformam as circunstâncias e, por isso, é
necessário primeiro mudar os homens e sua consciência para só depois mudar as
circunstâncias.” (Marx, 1845).
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir Bonavigo- Turma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 08
Livro: Tudo
é Linguagem.
Articulação entre as
idéias do texto
Estabelecer relações
entre idéias de um texto escrito ou oral é especialmente importante quando se
trata de estruturar argumentos para fundamentar nossas posições.
As idéias são
estabelecidas por elementos de coesão – mecanismos da língua que contribuem
para ligar palavras, frases, períodos, ajudando a garantir a coerência do
texto.
Alguns destes elementos
são as conjunções ou locuções conjuntivas. Há outros elementos que podem
estabelecer a coesão ou a relação entre as partes do texto.
(segue pág. 161 até 164)
Atividade
-
Atividades
nas páginas 162 e 163 do livro didático Tudo é Linguagem. Material passado de
imagem das páginas do livro (scanner) no quadro através de projetor.
- Exercícios de leitura
em duplas, onde um colega avalia o outro em diferentes pontos: Dicção,
expressão e pontuação.
PLANO
DE AULA 09
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
02 aulas de 45 minutos
Data:
17 de outubro de 2016
Tema:
Gramática prática e texto de entrevista de emprego
II.
CONTEÚDOS:
- continuação de aula anterior sobre construção textual e uso da linguagem,
exercícios pertinentes ao conteúdo
- emprego da pontuação - vírgula
- construção de texto em sala de aula em tempo exíguo
III.
OBJETIVOS:
- Construir bons textos a partir de pesquisa em
diferentes fontes e a aplicação da referência final. Assimilar os conteúdos com
a relação do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação
implica no mercado de trabalho e vida diária. Melhorar a leitura e escrita.
Revisar questões gramaticais mais corriqueiras como a pontuação e fazer em um
curto espaço de tempo um texto com tema eleito entre os alunos.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: continuação de aula
anterior sobre construção textual e uso da linguagem, exercícios pertinentes ao
conteúdo.
2°
momento: revisão dos conteúdos
3°
momento: trabalho de construção textual é solicitado, texto
deverá ser feito em um curto espaço de tempo com tema a ser escolhido por cada
um dentre os 03 apresentados: “Viver” – “A morte” – “As drogas” – “ Violência”.
V.
RECURSOS:
- Quadro e canetão
- Livro didático do professor
- Material impresso com textos
trabalhados
VI.
REFERÊNCIAS:
TERRA, Ernani. Português para Ensino Médio: Língua,
literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani terra & José de
Nicola, Floriana Toscano Cavallete. A
correspondência e suas linguagens, p. 595 – São Paulo: Scipione, 2002. – (Série
Parâmetros)
VII.
OBSERVAÇÕES:
O livro usado como suporte da aula 09 - “Português para Ensino Médio: Língua,
literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani terra & José de
Nicola, Floriana Toscano Cavallete”, possui amplo material didático e foi muito
útil nos comentários com a turma sobre a produção textual.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
09:
A aula serviu para reforçar o texto sobre “As
pegadinhas nas entrevistas de emprego”, comentar com os alunos como devem se
portar nas diferentes formas, com enfoque para a linguagem, comunicação
textual, gestual e oral.
Os
alunos tiveram um prazo maior para entregar todos os 06 textos solicitados no
período do estágio mais a conclusão do trabalho final da disciplina de LP.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir Bonavigo- Turma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 09
Atividade
-
trabalho
de construção textual é solicitado, texto deverá ser feito em um curto espaço
de tempo com tema a ser escolhido por cada um dentre os 03 apresentados:
“Viver” – “A morte” – “As drogas”- “A Violência”.
-
lembrando sempre: Trabalho de avaliação final da disciplina de Língua
Portuguesa: Através da música “Milho aos Pombos”, de Zé Geraldo, já
apresentada em aula, realizar em grupo ou individualmente de forma criativa uma
nova música (paródia), uma galeria de fotos, um vídeo, filme, ou encenação
sobre o tema que a letra propõe. A data limite de apresentação será dia 17 de
outubro.
PLANO
DE AULA 10
I.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Disciplina:
Língua Portuguesa
Estagiário:
Gilberto Machado
Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Classe:
EJA Totalidade 5
Tempo:
03 aulas de 45 minutos
Data:
19 de setembro de 2016
Tema:
Gramática prática e texto de entrevista de emprego
II.
CONTEÚDOS:
- continuação de aula anterior sobre construção textual e uso da
linguagem, exercícios pertinentes ao conteúdo
-
- análise de texto dissertativo sobre entrevista de emprego
III.
OBJETIVOS:
- Construir bons textos a partir de pesquisa em diferentes
fontes e a aplicação da referência final. Assimilar os conteúdos com a relação
do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação implica no
mercado de trabalho e vida diária. Melhorar a leitura e escrita. Revisar
questões gramaticais mais corriqueiras e saber como se portar em uma entrevista
de emprego. Apresentar trabalho utilizando os recursos apresentados em aula.
IV.
PROCEDIMENTOS:
1°
momento: dando continuidade às aulas anteriores, o aluno que
realizou a tarefa de avaliação final da disciplina irá apresentar seu trabalho
individual ou em dupla
2°
momento: atividade será filmada para postagem em blog do
professor e grupo de face book da turma
3°
momento: momento de integração e auto-avaliação dos alunos
V.
RECURSOS:
- Quadro e canetão
- Projetor dos trabalhos dos alunos
VI.
REFERÊNCIAS:
VII.
OBSERVAÇÕES:
Maioria dos alunos aproveitou bem os conteúdos dados
em aula e solicitados como pesquisa, as aulas foram bastante interativas e
tiveram letras de músicas, vídeos e, muita conversa, com enfoque na comunicação
textual e oral dos alunos.
VIII.
REFLEXÃO DA AULA
10:
A aula final de estágio teve algumas apresentações
do trabalho final da disciplina e a entrega dos demais textos solicitados,
foram seis redações ou textos dissertativos e um trabalho final em grupo
baseado na letra e clipe da música “Milho aos Pombos”, de Zé Geraldo. Bons
trabalhos foram apresentados.
IX.
ANEXOS:
Material para os alunos...
Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Carlos Machado
Professora
Regente: Clenir Bonavigo- Turma: EJA Totalidade 5 –
Professor
Estagiário: Gilberto Machado
|
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 10
-
Trabalho de avaliação final da disciplina de Língua Portuguesa: Através
da música “Milho aos Pombos”, de Zé Geraldo, já apresentada em aula, realizar
em grupo ou individualmente de forma criativa uma nova música (paródia), uma
galeria de fotos, um vídeo, filme, ou encenação sobre o tema que a letra
propõe. A data limite de apresentação será dia 17 de outubro, ou seja, nesta
aula... Vamos aos resultados...
7. Análise da práxis
A maioria dos alunos
aproveitou bem os conteúdos dados em aula e solicitados como pesquisa, as aulas
foram bastante interativas e tiveram letras de músicas, vídeos e, muita
conversa, com enfoque na comunicação textual e oral dos alunos.
Construir bons textos a partir de pesquisa em
diferentes fontes e a aplicação da referência final; Assimilar os conteúdos com
a relação do mundo exterior e as dificuldades que a falta ou má comunicação
implica no mercado de trabalho e vida diária; Melhorar a leitura e escrita;
Revisar questões gramaticais mais corriqueiras e saber como se portar em uma
entrevista de emprego; Apresentar trabalho utilizando os recursos apresentados
em aula; esta foi a proposta do estágio.
Neste
importante momento de análise é válido repetir as palavras escritas nas
reflexões das aulas, pois traduzem na realidade o que foi o estágio da
disciplina de Língua Portuguesa do curso de Letras da FURG em Sarandi. As aulas
debateram a articulação entre as idéias do texto e também foi cobrado o
trabalho, que solicitava a escritura de um texto estilo currículo, baseado nas
informações de um currículo oferecido por uma empresa local. Este currículo
fornecido, é o material que a empresa utiliza para a seleção de seus empregados
e, foi disponibilizado de forma exclusiva para fora da empresa, devido a
explicação por parte do professor estagiário da importância do projeto de
desenvolver a comunicação escrita e oral nos alunos da EJA, futuros candidatos
a vagas de trabalho nas empresas da cidade.
Os
alunos fizeram uma atividade que realmente terá utilidade na prática em suas
vidas, tendo isto sido oferecido por um estágio de uma Universidade pública em
uma escola também pública. Esta preocupação na hora da elaboração do plano
geral de estágio, apoiado tanto pelo professor orientador da FURG, quanto pela
professora regente da turma, titular da disciplina, em transformar este período
de estágio em algo que pudesse ser levado para o restante da vida dos alunos e,
de uma forma imediata, com a possibilidade de uso destes conhecimentos na
construção de bons cidadãos de nosso país, como pregou Karl Marx: “[...] são os
homens que transformam as circunstâncias e, por isso, é necessário primeiro
mudar os homens e sua consciência para só depois mudar as circunstâncias.”
(Marx, 1845).
O
tema tem o propósito de unir a atividade de sala de aula, o estudo da
gramática, da ortografia, da criação de um léxico aos estudantes, com o fato de
que estes alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos precisam estar preparados para o mercado de trabalho, para
as dificuldades que encontram diariamente nas formas de expressão e
comunicação, tanto escrita quanto oral.
“Construção Textual e Expressão Oral”, vem de
encontro com a demanda que estes e outros alunos encontram em seu dia-a-dia,
nas seleções de emprego ou nas diferentes formas de uso da linguagem, que
exigem do indivíduo um conhecimento de mundo maior que o seu habitat familiar
ou de seu círculo de amigos da rua ou bairro.
O
estágio contribuiu de forma vital para o processo de conclusão do curso de
Letras, pois dá a oportunidade do professor estagiário de colocar em prática
boa parte do que foi visto e discutido durante o período da graduação. A
experiência de um estágio é ímpar para o professor estagiário, pois ele tem este
primeiro contato de estar a frente de uma turma de alunos em uma sala de aula,
verdadeiramente é um grande desafio e uma excelente experiência.
8.
Referências Bibliográficas:
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Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.
37ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
TERRA,
Ernani. Português para Ensino Médio:
Língua, literatura e Produção de Textos: volume único. Ernani terra &
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Rosa). Disponível em: https://www.letras.mus.br/skank/71463/
NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM.
Engenheiros do Hawai (Humberto Gessinger). Disponível em: https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/12894/
WEBER,
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– 1. FURG, Rio Grande, RS, 2016.
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Trinconi. Tudo é Linguagem. Língua Portuguesa/Ana Trinconi Borgatto, Terezinha
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http://www.conteudoescola.com.br/colaboracao-do-leitor/30/160-producao-de-texto-um--
processo-na-perspectiva-da-sala-de-aula
- acesso em 15/11/16.
http://diariors.com.br/site/cidades/sarandi/6189-sarandi-80-anos-da-escola-machado.html
- acesso em 15/11/16
LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA: Velhos e Novos Temas. Edição
do Autor. Maio de 2002
http://bloggilbertomachado.blogspot.com.br/2016/11/uma-analise-partir-do-filme-escritores.html acesso em 15/11/16.
http://institutoiunes.com.br/index.php/artigos/85-karl-marx-e-a-educacao acesso em 22/11/2016.
9.
Anexos
Alguns dos textos elaborados a partir da
proposta do estágio de Língua Portuguesa na Totalidade 5:
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