A “romantização” do termo consultor de vendas

 

Desde os primórdios da humanidade, a partir do momento que se teve a oportunidade e necessidade de trocar algo por outra coisa, seja “de mano” ou conquistando dinheiro para comprar o que queria, origina-se aí, convergindo com uma necessidade a oportunidade da venda.


O vendedor é aquele que oferece um produto que outra pessoa tem necessidade e a paga com dinheiro. Mas de uns tempos pra cá vem se romantizando a expressão e a trocando pelo termo “consultor de vendas”, ou seja, alguém que entende do que está vendendo e dá uma consultoria, uma explicação ao comprador dos benefícios que o produto ou serviço lhe trará.

Portanto o vendedor deixou de ser apenas o que oferece a mercadoria e recebe algo por ela, para ser alguém que visita o cliente, explica a ele sobre o produto e, principalmente, o convence de que o seu produto ou serviço é muito bom que vale a pena ele comprar.

Ao final de tudo, a venda se tornou um relacionamento do vendedor, ou consultor, como queira, com o seu cliente, fazendo assim que o agente de vendas conheça a necessidade do cliente, como um médico que faz a anamnese com seu paciente, para saber os sintomas que ele sente para assim o tratar corretamente.

Se a venda é matar um leão por dia, como alguns usam, este termo quase assustador para quem quer se aventurar nesta profissão, prefiro dizer que a venda é uma conquista por dia, uma satisfação de ver que seu trabalho alcançou o objetivo e que amanhã tem mais.

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