Em “Educação no Brasil, Concepções e Desafios para o Século XXI” – Demerval Saviani inicialmente faz um relato histórico e evolutivo dos programas nacionais para a educação no Brasil.
O relato nos faz pensar e refletir nos avanços que tivemos com o passar dos anos e com tudo o que deve ser aprimorado de acordo com Saviani. O autor identificou as tendências que se manifestaram ao longo da história e também levou em conta o aspecto propriamente pedagógico, identificando as principais correntes pedagógicas e ainda considerando a função social desempenhada ao longo do tempo na área.
Fica comprovado, através de relatos do autor, da necessidade da alteração na legislação brasileira no que tange ao montante de recursos a serem investidos na educação, como sendo o principal passo para enfrentarmos os desafios da educação no século XXI. Pois, de acordo com Saviani, a duplicação dos investimentos seria a grande saída para a busca de uma educação ao estilo dos modelos Europeu e Americano.
Na concepção de educação destaca-se que o sistema veio a colocar a educação escolar como a forma principal e dominante da educação, por isso devem ser ampliados os recursos para a educação em todos os níveis para e buscar a excelência em todos os níveis, das creches às universidades, aos moldes do que já ocorre em algumas instituições de Ensino Superior Federal.
Voltando ao relato histórico e evolutivo da educação no país, têm-se a plena ideia do que era a tese de educação do período ditatorial brasileiro, onde o lema era “ensino secundário para nossos filhos e ensino profissional para os filhos dos outros”, uma forma totalmente discriminatória das classes que recebiam a educação no início dos anos 70, com a Lei 5692. Em texto da mesma lei também era introduzida a orientação profissional para todas as classes, para em lugares com muita evasão, os mínimos conhecimentos profissionais para o mercado de trabalho poderiam já ser úteis, ao invés de incentivar uma permanecia nos bancos escolares, mantendo a desigualdade e a conversão do slogan para “terminalidade legal para os nossos filhos e terminalidade real para os filhos dos outros”.
Devemos nos atentar que o texto de Demerval Saviani data de novembro de 2000, omitindo portanto as possíveis alterações até os dias atuais, porém as dificuldades não tiveram grande alteração e a política de aumento de investimentos do PIB de 4% (na data do texto) para 8% seria um grande passo para a nossa educação enfrentar os desafios deste século.

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