Fundamentos da Educação II
Debate:
As concepções pedagógicas na história da educação brasileira
Demerval Saviani
O texto de Demerval Saviani muito rico no que tange a explicitar as diferentes concepções de pedagogia adotadas ao longo da história de nossa educação.
Se tomarmos por base as duas grande concepções: Tradicional e Progressista, poderemos notar ao longo do texto do autor de que ambas são e foram extremamente necessárias ao desenvolvimento do ensino em nossos país. A pedagogia Tradicional, iniciada com a colonização portuguesa que introduziu os Jesuítas para catequizar os índios brasileiros tem reflexos até nossos dias nos bancos escolares brasileiros. A pedagogia Tradicional  Religiosa tão bem difundida e estabelecida como um padrão por longos anos no Brasil, teve seus dois grandes nomes,  que foram José de Anchieta e Nóbrega, com forte idéia pedagógica do primeiro e de logística das escolas no segundo.
Em seguida com o Ratio Studiorum as idéias pedagógicas foram conhecidas na modernidade como Pedagogia Tradicional, estabelecendo suas regras para todos os níveis de ensino.
Com as reformas pombalinas da instrução a expulsão dos jesuítas cria-se outro marco na educação instituindo um privilégio do Estado em gerir a educação de forma laica influenciada pelo iluminismo.
A evolução da pedagogia  ao longo dos anos seguindo-se o surgimento da concepção pedagógica renovadora, com a fundação da ABE, Associação Brasileira de Educação, as conferencias nacionais de educação, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, com a concepção de Anísio Teixeira de “a escola é o retrato da sociedade a que serve”(TEIXEIRA, 1968, p.37).
Ao longo dos tempos, a forma evolutiva com que Saviani relata em seu texto resume-se a explanação das diferentes correntes pedagógicas e concepções a que elas levaram as instituições e governos a executar seus planos pedagógicos, dos Jesuítas ao século XXI; a própria pedagogia jesuítica, pombalina, lancasteriana, do ensino intuitivo, libertária e libertadora. O próprio Saviani afirma na conclusão (p. 26) é de que são poucos os trabalhos levados a efeito no âmbito do HISTERDBR sobre concepções pedagógicas concentrando-se em um relato histórico.
Em suma, após a saída dos Jesuítas do cenário educacional brasileiro criou-se uma lacuna a ser preenchida somente após a criação da 1ª LDB, Lei de Diretrizes e Bases em 1961, sendo introduzidas aos poucos no Brasil a Escola Nova e embriões da  Pedagogia Progressista.


Foto: - Turma de concluentes do Ensino Fundamental EMFA Sarandi




Comentários