Fundamentos
da Educação II
Debate:
As
concepções pedagógicas na história da educação brasileira
Demerval
Saviani
O texto de Demerval
Saviani muito rico no que tange a explicitar as diferentes concepções de
pedagogia adotadas ao longo da história de nossa educação.
Se tomarmos por base as
duas grande concepções: Tradicional e Progressista, poderemos notar ao longo do
texto do autor de que ambas são e foram extremamente necessárias ao
desenvolvimento do ensino em nossos país. A pedagogia Tradicional, iniciada com
a colonização portuguesa que introduziu os Jesuítas para catequizar os índios brasileiros
tem reflexos até nossos dias nos bancos escolares brasileiros. A pedagogia
Tradicional Religiosa tão bem difundida
e estabelecida como um padrão por longos anos no Brasil, teve seus dois grandes
nomes, que foram José de Anchieta e Nóbrega,
com forte idéia pedagógica do primeiro e de logística das escolas no segundo.
Em seguida com o Ratio Studiorum as idéias pedagógicas
foram conhecidas na modernidade como Pedagogia Tradicional, estabelecendo suas
regras para todos os níveis de ensino.
Com as reformas
pombalinas da instrução a expulsão dos jesuítas cria-se outro marco na educação
instituindo um privilégio do Estado em gerir a educação de forma laica
influenciada pelo iluminismo.
A evolução da
pedagogia ao longo dos anos seguindo-se
o surgimento da concepção pedagógica renovadora, com a fundação da ABE,
Associação Brasileira de Educação, as conferencias nacionais de educação, o
Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, com a concepção de Anísio Teixeira de “a
escola é o retrato da sociedade a que serve”(TEIXEIRA, 1968, p.37).
Ao longo dos tempos, a
forma evolutiva com que Saviani relata em seu texto resume-se a explanação das
diferentes correntes pedagógicas e concepções a que elas levaram as instituições
e governos a executar seus planos pedagógicos, dos Jesuítas ao século XXI; a
própria pedagogia jesuítica, pombalina, lancasteriana, do ensino intuitivo,
libertária e libertadora. O próprio Saviani afirma na conclusão (p. 26) é de
que são poucos os trabalhos levados a efeito no âmbito do HISTERDBR sobre
concepções pedagógicas concentrando-se em um relato histórico.
Em suma, após a saída
dos Jesuítas do cenário educacional brasileiro criou-se uma lacuna a ser
preenchida somente após a criação da 1ª LDB, Lei de Diretrizes e Bases em 1961,
sendo introduzidas aos poucos no Brasil a Escola Nova e embriões da Pedagogia Progressista.
Foto: - Turma de concluentes do Ensino Fundamental EMFA Sarandi
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.