Moacir Gadotti – Desafios para a Era do Conhecimento –
Filme Tempos Modernos – Charles Chaplin

O autor aborda as mudanças no início do século XXI as expectativas e perplexidades mediante a globalização, expira dose cautelar no  campo da educação.
Gadotti questiona o caminho a tomar neste novo século, ele observa que as tecnologias atuais estão todas baseadas em uma perspectiva atuais. As perspectivas teóricas podem desaparecer ou surgirem novas. Para entender o futuro é preciso estudar o passado, portanto alguns marcos vividos na educação podem perdurar e outros desaparecerem.
O autor enfatiza a simbiose entre o tradicional e o novo, mantendo o “aprender fazendo” na concepção tradicional ou pedagogia nova. Na segunda metade do século XX os planos de educação diminuíram os custos e aumentaram os benefícios. No final do século XX a globalização deu novo impulso à idéia de uma educação igual para todos com parâmetro curricular comum.
Cria-se a nova cultura, a cultura digital, surge a EaD  ao final do século XX. Para Gadotti, a função da escola será a pensar unicamente paradigmas holistas. É a complexidade e holismo valorizando a singularidade ao entorno do vivente.
Correlacionando com o filme de Chaplin, “Tempos Modernos” expressa bem o domínio do capital, da industrialização sobre o proletariado, expõe as manifestações comunistas e a repreensão sofrida, as injustiças nas prisões, sem qualquer tipo de defesa dos réus, a pobreza criada com o fim de algumas atividades com o advento da Revolução Industrial.
Voltando à Gadotti, no tópico “Educação Popular” há um domínio governamental neste processo, o prender é a partir do conhecimento do sujeito ensinado a partir de palavras e termos geradores, educação sendo um ato de conhecimento e transformação social ato de conhecimento e transformação social. Citando Paulo Freire e seu projeto Escola Cidadã, correlacionando mercado-escola-sociedade.
Seja qual for a perspectiva que a educação tomar no século XXI, a educação voltada ao futuro pró-educação contestadora – a pedagogia do Praxis. Está em andamento a Revolução da Informação e é com esta revolução que se tem que tratar agoa a adequar a educação, fazer dela uma aliada.



Comentários