“O debate contemporâneo das teorias pedagógicas”, Newton
Duarte.
A ausência da perspectiva de superação da sociedade
capitalista:
Esta ausência é refletida através do aumento dos
problemas sociais e a visão destas pedagogias, de acordo com o autor são
ilusórias e com visão errônea e idealista. Duarte discorda que da educação para
uma prevenção dos problemas mais causados pelo capitalismo, como a violência e
destruição ambiental e o desemprego. A pedagogia explicita adepta ao
capitalista é exemplificada por Duarte pelo idealismo de que é acreditado em um
ensino que ensine enfrentar a competitividade do mercado e imbuídos do espírito
de solidariedade social. Uma forma bem capitalista de se pensar sem uma perspectiva
de superação desta filosofia. A visão idealista citada pelo autor, é usada como
referencia à sua adesão à sociedade capitalista.
Paradoxo entre competitividade e espírito solidário:
Este tema é praticamente
impossível andar em conjunto, pois, citando Marx o autor exemplifica com a
teoria marxista de desenvolvimento do lado criativo humano. Sendo esta uma
forma solidária, porém, no contexto capitalista isto é de certa forma no embate
da competitividade entre os indivíduos em busca do crescimento do capital. Toda
e qualquer pedagogia que concentre um desenvolvimento do indivíduo não estará
ausente do propósito da competitividade deste com outrem em detrimento de
espírito solidário.
Relativismo epistemológico e cultural:
Levando em consideração o significado de algo que é epistemológico [1],
ou seja, algo que provoca duas posições, uma empirista no que diz que o
conhecimento deve ser baseado na experiência, o que for aprendido durante a
vida e a posição racionalista, que prega que a fonte do conhecimento se
encontra na razão e não na experiência.
O relativismo epistemológico e cultural no texto “O debate contemporâneo da teorias pedagógicas”,
de Newton Duarte, estabelece pontos de ligação entre as teorias e pontos distantes, criando
um certo relativismo entre as mesmas devido a forma hegemônica da pedagogia do
aprender com negação à educação tradicional, com negação às formas clássicas de
educação escolar.
“Educar para a cidadania ou para a liberdade”, Ivo Tonet
Categorias importantes no processo de autoconstrução do
homem. Emancipação política (cidadania) e emancipação humana. Analiso a
seguinte relacionalidade com o tipo de trabalho que as sustentam:
Tonet cita que o processo do sistema tende a deixar o
homem cada vez mais heterogêneo, diversificado e multifacetado e, ao mesmo
tempo, mais unitário relacionando esta posição com a problemática da educação, destacando que esta é uma
perspectiva Marxista.
A participação do indivíduo cada vez maior no processo
social é enfatizada com uma ascensão política do indivíduo. Para a inserção no
meio social é determinante para a emancipação política.
A correlação entre um ser emancipado humana e
politicamente seria o complemento de um ser totalmente sociável solucionando a
problemática da cidadania sendo que em cima disso o texto tem algo semelhante
quando Tonet escreve que - “...a cisão entre a vida social e a vida política
surge quando a humanidade se divide em classes sociais, como conseqüência, a
preparação dessa cisão amplia a eliminação das classes sociais e da propriedade
privada”, baseando-se na teoria de Marx.
Apesar de afirmar que não existem modelos nem receitas
para a realização das potencialidades amplas do ser humano, Tonet destaca cinco
requisitos indispensáveis em atividades educativas voltadas para a emancipação humana,
a ausência de um domínio sólido, pode desnortear esta atividade educativa
emancipadora. O conhecimento do processo histórico, real, universal e
particular sendo a educação um conjunto da sociabilidade, a ação educativa não
deve ser isolada. Esclarecer as reais atribuições do processo educacional e o
posicionamento com questões de recursos de educação, se neutra, engajada, diretiva
ou não, privilégio ao conteúdo ou método centrar-se na figura do aluno ou do
professor. Para a sua emancipação o indivíduo deve ter o conhecimento e o
domínio das diversas áreas do conteúdo escolar.
O quinto requisito abordado por Tonet para a emancipação
humana seria a articulação da atividade educativa com as lutas das classes
subalternas com posições na estrutura produtiva e transmitir o conhecimento
mais avançado , qualifica Ivo Tonet.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar.