Debate de teorias pedagógicas, baseado em Newton Duarte e Ivo Tonet

“O debate contemporâneo das teorias pedagógicas”, Newton Duarte.
A ausência da perspectiva de superação da sociedade capitalista:
Esta ausência é refletida através do aumento dos problemas sociais e a visão destas pedagogias, de acordo com o autor são ilusórias e com visão errônea e idealista. Duarte discorda que da educação para uma prevenção dos problemas mais causados pelo capitalismo, como a violência e destruição ambiental e o desemprego. A pedagogia explicita adepta ao capitalista é exemplificada por Duarte pelo idealismo de que é acreditado em um ensino que ensine enfrentar a competitividade do mercado e imbuídos do espírito de solidariedade social. Uma forma bem capitalista de se pensar sem uma perspectiva de superação desta filosofia. A visão idealista citada pelo autor, é usada como referencia à sua adesão à sociedade capitalista.
Paradoxo entre competitividade  e espírito solidário:
 Este tema é praticamente impossível andar em conjunto, pois, citando Marx o autor exemplifica com a teoria marxista de desenvolvimento do lado criativo humano. Sendo esta uma forma solidária, porém, no contexto capitalista isto é de certa forma no embate da competitividade entre os indivíduos em busca do crescimento do capital. Toda e qualquer pedagogia que concentre um desenvolvimento do indivíduo não estará ausente do propósito da competitividade deste com outrem em detrimento de espírito solidário.
Relativismo epistemológico e cultural:
Levando em consideração o significado de algo que é epistemológico [1], ou seja, algo que provoca duas posições, uma empirista no que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, o que for aprendido durante a vida e a posição racionalista, que prega que a fonte do conhecimento se encontra na razão e não na experiência.
O relativismo epistemológico e cultural no texto “O debate contemporâneo da teorias pedagógicas”, de Newton Duarte, estabelece pontos de ligação entre as  teorias e pontos distantes,   criando um certo relativismo entre as mesmas devido a forma hegemônica da pedagogia do aprender com negação à educação tradicional, com negação às formas clássicas de educação escolar.
“Educar para a cidadania ou para a liberdade”, Ivo Tonet
Categorias importantes no processo de autoconstrução do homem. Emancipação política (cidadania) e emancipação humana. Analiso a seguinte relacionalidade com o tipo de trabalho que as sustentam:
Tonet cita que o processo do sistema tende a deixar o homem cada vez mais heterogêneo, diversificado e multifacetado e, ao mesmo tempo, mais unitário relacionando esta posição com a problemática  da educação, destacando que esta é uma perspectiva Marxista.
A participação do indivíduo cada vez maior no processo social é enfatizada com uma ascensão política do indivíduo. Para a inserção no meio social é determinante para a emancipação política.
A correlação entre um ser emancipado humana e politicamente seria o complemento de um ser totalmente sociável solucionando a problemática da cidadania sendo que em cima disso o texto tem algo semelhante quando Tonet escreve que - “...a cisão entre a vida social e a vida política surge quando a humanidade se divide em classes sociais, como conseqüência, a preparação dessa cisão amplia a eliminação das classes sociais e da propriedade privada”, baseando-se na teoria de Marx.
Apesar de afirmar que não existem modelos nem receitas para a realização das potencialidades amplas do ser humano, Tonet destaca cinco requisitos indispensáveis em atividades educativas voltadas para a emancipação humana, a ausência de um domínio sólido, pode desnortear esta atividade educativa emancipadora. O conhecimento do processo histórico, real, universal e particular sendo a educação um conjunto da sociabilidade, a ação educativa não deve ser isolada. Esclarecer as reais atribuições do processo educacional e o posicionamento com questões de recursos de educação, se neutra, engajada, diretiva ou não, privilégio ao conteúdo ou método centrar-se na figura do aluno ou do professor. Para a sua emancipação o indivíduo deve ter o conhecimento e o domínio das diversas áreas do conteúdo escolar.
O quinto requisito abordado por Tonet para a emancipação humana seria a articulação da atividade educativa com as lutas das classes subalternas com posições na estrutura produtiva e transmitir o conhecimento mais avançado , qualifica Ivo Tonet.









[1] www.significados.com.br / em 02/04/2015, às 23h15.

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