Distúrbios de
aprendizagem: Importância das intervenções pedagógicas.
Distúrbios
de Aprendizagem: “Importância Das Intervenções Pedagógicas”, este foi um dos temas
discutidos e apresentados na Semana Acadêmica Polo UAB Sarandi que teve o tema
geral denominado de: “Tecendo Diálogos”; onde a referida palestra foi
ministrada pelas Profªs.
Cristiane Castoldi Gerevini e Mônica Faccienda, ambas atuantes nas redes
Estadual e Municipal de Ensino de Sarandi, graduadas em pedagogia e
especializações na área, o evento ocorreu no dia 06 de novembro de 2015.
De acordo com as professoras Cristiane Castoldi Gerevini e Mônica Faccienda,
os sinais da presença de distúrbios nos alunos podem ser demonstrados através
de agressões ou timidez demasiada, alunos muito quietos. O distúrbio na
aprendizagem pode estar ligado ao SNC – Sistema Nervoso Central, o que pode
ocasionar sintomas como a Dislexia, a Disortografia, a Dislalia, a Discalculia,
o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros sintomas
menos frequentes.
A
Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem neurológica onde a criança apresenta
dificuldade na linguagem e na escrita, é genético e hereditário e ocorre mais
em meninos, que realizam a confusão entre letras, sílabas e palavras. Para
educar estas crianças com Dislexia as professoras orientam, através de
pesquisas e experiência própria, o uso de jogos com recursos visuais e ainda
utilizar o que eles gostam, observando ainda que estas crianças gostam de se
ver em vídeos, de serem filmadas.
A
Distorgrafia pode ser observada nas crianças através de erros na escrita, com
troca de grafemas e fonemas. Para trabalhar com elas é preciso estimular a
memória visual com o uso de letras, números e famílias silábicas e também é
necessário o encaminhamento ao profissional Fonoaudiólogo. Ainda na forma de
trabalhar com estas crianças as professoras Cristiane e Mônica orientam que
seja evitada a correção com caneta vermelha para não inibir seu processo de
desenvolvimento cognitivo.
A
Dislalia provoca alterações na fala da criança e deixa ela falando “errado” até
a adolescência, ela fala coisas como “tota
tola” ao invés de coca-cola, porém este sintoma pode ser amenizado com o
auxílio dos pais que não devem repetir as mesmas expressões imitando as
crianças, pois criança infantilizada não é Dislalia, lembram as professoras.
A
Discalculia é um distúrbio que interfere na compreensão da matemática, a
criança não consegue construir cálculos simples e não se dão conta de que estão
fazendo isto; o trabalho com jogos matemáticos podem estimular sua motivação. O
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade –TDAH, é um distúrbio neurobiológico de sintomas de
conduta excessiva, com características de hiperatividade, desatenção e
impulsividade. As professoras sugerem nestes casos de TDAH, um acompanhamento
multidisciplinar de profissionais da área.
Na
conclusão, as professoras ouviram relatos e experiências de colegas do
auditório que expressaram a concordância com formas de agir das professoras
diante de tais situações, sendo que o aluno deve ser tratado de forma
individualizada e o professor deve ser um grande observador do comportamento de
seus alunos, para detectar estes distúrbios e assim utilizar de meios
pedagógicos que facilitem o progresso do processo de aprendizagem destas
crianças que apresentam tais transtornos.
Observo
daí, a importância das intervenções
pedagógicas quando da descoberta destes distúrbios dentre alunos de uma turma
bem diversa e ativa, sendo que os profissionais da educação devem estar preparados
para encarar tais situações e, o papel da família é fundamental neste processo
de ajuda à criança com algum distúrbio, sempre e em qualquer evento educativo, o
amor deve estar a frente de todas as situações para se poder bem lidar com
todas as crianças de nossas escolas.
Gilberto
Machado, Acadêmico do Curso de Letras, Português/Espanhol UAB-FURG, polo
Sarandi. Fevereiro de 2015.
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