Distúrbios de aprendizagem: Importância das intervenções pedagógicas.

            Distúrbios de Aprendizagem: “Importância Das Intervenções Pedagógicas”, este foi um dos temas discutidos e apresentados na Semana Acadêmica Polo UAB Sarandi que teve o tema geral denominado de: “Tecendo Diálogos”; onde a referida palestra foi ministrada pelas  Profªs.  Cristiane Castoldi Gerevini e Mônica Faccienda, ambas atuantes nas redes Estadual e Municipal de Ensino de Sarandi, graduadas em pedagogia e especializações na área, o evento ocorreu no dia 06 de novembro de 2015.
             De acordo com as professoras  Cristiane Castoldi Gerevini e Mônica Faccienda, os sinais da presença de distúrbios nos alunos podem ser demonstrados através de agressões ou timidez demasiada, alunos muito quietos. O distúrbio na aprendizagem pode estar ligado ao SNC – Sistema Nervoso Central, o que pode ocasionar sintomas como a Dislexia, a Disortografia, a Dislalia, a Discalculia, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros sintomas menos frequentes.
            A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem neurológica onde a criança apresenta dificuldade na linguagem e na escrita, é genético e hereditário e ocorre mais em meninos, que realizam a confusão entre letras, sílabas e palavras. Para educar estas crianças com Dislexia as professoras orientam, através de pesquisas e experiência própria, o uso de jogos com recursos visuais e ainda utilizar o que eles gostam, observando ainda que estas crianças gostam de se ver em vídeos, de serem filmadas.
            A Distorgrafia pode ser observada nas crianças através de erros na escrita, com troca de grafemas e fonemas. Para trabalhar com elas é preciso estimular a memória visual com o uso de letras, números e famílias silábicas e também é necessário o encaminhamento ao profissional Fonoaudiólogo. Ainda na forma de trabalhar com estas crianças as professoras Cristiane e Mônica orientam que seja evitada a correção com caneta vermelha para não inibir seu processo de desenvolvimento cognitivo.
            A Dislalia provoca alterações na fala da criança e deixa ela falando “errado” até a adolescência, ela fala coisas como “tota tola” ao invés de coca-cola, porém este sintoma pode ser amenizado com o auxílio dos pais que não devem repetir as mesmas expressões imitando as crianças, pois criança infantilizada não é Dislalia, lembram as professoras.
            A Discalculia é um distúrbio que interfere na compreensão da matemática, a criança não consegue construir cálculos simples e não se dão conta de que estão fazendo isto; o trabalho com jogos matemáticos podem estimular sua motivação. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade –TDAH,  é um distúrbio neurobiológico de sintomas de conduta excessiva, com características de hiperatividade, desatenção e impulsividade. As professoras sugerem nestes casos de TDAH, um acompanhamento multidisciplinar de profissionais da área.
            Na conclusão, as professoras ouviram relatos e experiências de colegas do auditório que expressaram a concordância com formas de agir das professoras diante de tais situações, sendo que o aluno deve ser tratado de forma individualizada e o professor deve ser um grande observador do comportamento de seus alunos, para detectar estes distúrbios e assim utilizar de meios pedagógicos que facilitem o progresso do processo de aprendizagem destas crianças que apresentam tais transtornos.
            Observo daí,  a importância das intervenções pedagógicas quando da descoberta destes distúrbios dentre alunos de uma turma bem diversa e ativa, sendo que os profissionais da educação devem estar preparados para encarar tais situações e, o papel da família é fundamental neste processo de ajuda à criança com algum distúrbio, sempre e em qualquer evento educativo, o amor deve estar a frente de todas as situações para se poder bem lidar com todas as crianças de nossas escolas.



Gilberto Machado, Acadêmico do Curso de Letras, Português/Espanhol UAB-FURG, polo Sarandi. Fevereiro de 2015.

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